Integridade na CVM
A gestão de integridade no setor público garante o alinhamento das ações institucionais aos princípios éticos e legais, promovendo transparência, fortalecendo a confiança da sociedade e assegurando o uso adequado dos recursos públicos.
Adotar uma gestão voltada à integridade destaca a importância do assunto para a CVM.
Na CVM, todos os servidores e servidoras têm papel fundamental na disseminação da integridade, cabendo cumprir leis e políticas em observância ao Código de Ética e demais normativos do Programa de Integridade da Autarquia.
Unidade de Gestão da Integridade da CVM é a Assessoria de Análise Econômica, Gestão de Riscos e Integridade (ASA), uma das instâncias de integridade da Autarquia, que conta ainda com a Comissão de Ética (CE-CVM), a Comissão de Conflito de Interesses (CCI) e a Auditoria Interna (AUD).
Programa de Integridade
O Plano de Integridade da CVM - ÍNTEGRA é um documento que reúne informações e boas práticas de gestão da integridade, visando contribuir positivamente para a disseminação e promoção de medidas e boas práticas de gestão, e para a manutenção de um ambiente corporativo íntegro, ético e transparente.
O Plano foi dividido em eixos temáticos que estão sendo trabalhados pela Autarquia, e contempla os principais conceitos aplicáveis ao tema. A partir desses conceitos, o plano apresenta um conjunto de ações específicas que são conduzidas por diversas áreas internas.
Conheça o 4º Plano de Integridade da CVM 2025-2026:
Confira as versões anteriores do Íntegra:
- Plano de Integridade 2023-2024 (3ª versão)
- Plano de Integridade 2020 (2ª versão)
- Plano de Integridade 2018 (1ª versão - pública)
Iniciativas voltadas à promoção da Integridade
GT Integridade
A CVM instituiu em 2023, por meio da Portaria CVM/PTE 9/2023, publicada no Boletim de Pessoal 995-A, um Grupo de Trabalho sobre integridade, para estudar e propor ações iniciais voltadas à mitigação de riscos de assédio e preconceito no âmbito da CVM. Os trabalhos do grupo foram concluídos em dezembro de 2024.
Durante sua vigência, foram realizadas campanhas focadas no combate ao racismo e ao assédio moral e sexual na CVM, editada cartilha de prevenção ao assédio, testes de conhecimento e a criação da página Rede Mulheres CVM na Intranet da Autarquia. O grupo também focou suas ações na promoção de eventos sobre o papel do GT e a importância do tema para a construção de um ambiente de trabalho respeitoso, saudável e seguro na Autarquia. Por fim, o grupo encerrou seus trabalhos com a entrega do Programa de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação da CVM (PPEAD-CVM), publicado em janeiro de 2025.
Cartilha de Prevenção ao Assédio
O foco deste documento é a prevenção ao assédio, moral e sexual, apresentando os tipos e as diferenças entre eles, exemplos de situações, consequências e formas de denúncia.
Conheça a Cartilha de Prevenção ao Assédio:

PPEAD- CVM
Em linha com o Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (PFPEAD), este Plano reflete o compromisso de nossa Autarquia com a promoção de relações institucionais baseadas na ética, no respeito e na diversidade. O PPEAD-CVM foi editado pela Portaria CVM/PTE 14/2025.
Por meio da sensibilização, do acolhimento e da responsabilização, buscamos promover um espaço de trabalho no qual cada pessoa possa contribuir de forma segura e responsável para a missão da CVM.
Conheça o PPED-CVM:
Dicionário DOBEM: termos que devemos evitar
Cartilha criada para informar, sensibilizar e promover atitudes contra preconceitos enraizados (capacitismo, etarismo, LGBTfobia, machismo e racismo) em todos os espaços, especialmente no ambiente profissional e nas relações do dia a dia.
Conheça o Dicionário DOBEM:

