Construção de um país livre e ético
O compositor Ary Barroso (1903-1964) foi o criador de uma das canções mais emblemáticas sobre o nosso país: Aquarela do Brasil. A segunda música brasileira mais regravada de todos os tempos celebra o nosso país - assim como em setembro, o mês da Independência, relembramos um marco histórico e um chamado ativo para construir um futuro em que liberdade e ética caminhem juntas. Nesse cenário, as Comissões de Ética setoriais se erguem como pilares essenciais, contribuindo para que a soberania do país se fortaleça por meio da transparência, justiça e integridade, guiando-nos rumo a um Brasil verdadeiramente livre, próspero e ético.
A força de uma nação se revela na solidez das instituições e na confiança de seu povo. Nos órgãos, as Comissões de Ética atuam como guardiãs dessa vitalidade, promovendo probidade, clareza e responsabilidade nas decisões do governo e da sociedade. Afinal, nesse contexto, a ética vai além de um dever legal: é o valor que sustenta a credibilidade das instituições e fortalece a confiança do cidadão no Estado.
O Sete de Setembro é mais que uma data. É um convite à reflexão e à ação. A independência se constrói diariamente, em cada escolha ética que fazemos. Ao celebrar esta data, reafirmamos nosso compromisso com a ética, alicerce de um país - que, como a música “Aquarela do Brasil”, é rico em cores e ritmos, mantendo-se coeso e próspero pela retidão de seus princípios.
Nesse sentido, a ética nos lembra que a verdadeira emancipação também reside na integridade, no respeito à diversidade e na busca constante pela justiça social.
É tempo de agir com consciência, ouvir com atenção e respeitar com convicção. A ética pública não se resume ao cumprimento de normas, é também um convite à construção de uma sociedade em que cada voz encontra seu espaço, cada pessoa encontra seu valor e o respeito se torna a melodia que nos une. Cada ato ético fortalece a liberdade coletiva e aproxima o país de um futuro mais íntegro.
Enquanto servidores públicos e cidadãos, cabe a todos nós agir com responsabilidade e compromisso, conscientes de que fazemos parte de um esforço contínuo de construção de um Brasil ético e soberano.
A Comissão de Ética da CVM trabalha para que a ética inspire cada gesto ou decisão e transforme os espaços públicos em territórios de confiança, transparência e respeito à coletividade.

- Logo 30 anos CE-CVM
Não esqueça: sua parte é fundamental!
Acesse a página da Comissão de Ética da CVM (CE-CVM) para conferir as orientações, decisões, normativos internos, planos de trabalho, relatórios anuais, eventos e muito mais.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a CE-CVM: comissaodeetica@cvm.gov.br.
Texto adaptado do Boletim Informativo da CEP nº 86 – Setembro de 2025