Notícias
AVISO DE PAUTA
Seminário Regional Sudeste do Programa Nacional dos Comitês de Cultura reúne agentes culturais para atividades em São Paulo (SP)
O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), realiza, de 25 a 27 de setembro, o Seminário Regional Sudeste do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). O evento acontece na sede do IFSP, na capital paulista, e integra as ações de formação do PNCC. A secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura do MinC, Roberta Martins, participa do evento.
Além de representantes do MinC, o Seminário reúne comitês, agentes territoriais de cultura e a sociedade civil interessada na construção de políticas públicas culturais na região Sudeste. Ao longo da programação, estão previstos debates, sessões temáticas, exposições, apresentações artísticas e atividades de integração.
Entre os destaques estão a conferência de abertura Tecendo Territórios: Cultura e Políticas Públicas no Sudeste e uma mesa sobre Participação Social, Gênero, Diversidade e Combate ao Racismo. A programação também inclui a roda de conversa Cultura e crise climática: ouvir os territórios para encontrar os caminhos decoloniais do bem viver.
PNCC
Instituído em 2023, o PNCC tem como objetivo ampliar o acesso às políticas públicas de cultura e fortalecer os mecanismos de participação social. O Programa atua por meio de uma rede formada por comitês de cultura e agentes territoriais de cultura, que desenvolvem ações de formação, comunicação e orientação para acesso às políticas culturais nos diferentes territórios do país.
Serviço
Seminário Regional Sudeste do Programa Nacional dos Comitês de Cultura
Data: 25 a 27 de setembro de 2026
Local: Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Reitoria
Endereço: Rua Pedro Vicente, 625 - Canindé
Outras informações
Assessoria de Imprensa do Ministério da Cultura (MinC)
imprensa.minc@cultura.gov.br