Notícias
IBERBIBLIOTECAS OFERECE WORKSHOP E CONSULTORIA PARA IMPLANTAÇÃO DE LABORATÓRIOS CIDADÃOS EM BIBLIOTECAS DA REGIÃO IBERO-AMERICANA. INSCRIÇÕES ATÉ 23 DE AGOSTO.
Workshop: 30 de agosto e 1, 6 e 8 de setembro (horário de acordo com cada país)
Consultorias: 2 e 9 de setembro no mesmo horário do workshop
O programa Iberbibliotecas oferece workshop online e sessões de consultoria para implantação de laboratórios cidadãos em bibliotecas da região ibero-americana. O objetivo é compartilhar as ferramentas que permitem a qualquer biblioteca realizar uma experiência piloto de laboratório cidadão durante o mês de novembro. A iniciativa acontece no âmbito do programa “Laboratórios Cidadãos Distribuídos: inovação cidadã em bibliotecas e outras instituições culturais”, promovido pelo Medialab Prado e o Ministério da Cultura da Espanha.
Os laboratórios cidadãos são abertos a toda população e instituições interessadas. Eles oferecem ao público formação e orientações para colocar em funcionamento um laboratório cidadão (condicionamento de espaços, ferramentas digitais, modelos de chamadas abertas para a procura de projetos e colaboradores, e planos de comunicação, mediação, documentação e avaliação), e ativar a colaboração territorial e setorial, bem como o desenvolvimento de projetos entre diferentes regiões.
O workshop é oferecido em espanhol e em português, com no máximo 50 participantes em cada idioma. Para a seleção, será avaliada a diversidade geográfica dos participantes e o conhecimento da metodologia de laboratórios cidadãos. Embora não seja necessário ter concluído o curso “Como montar um Laboratório Cidadão e construir redes de colaboração” (anteriormente promovido pelo MediaLab Prado), será dada prioridade àqueles que o tenham feito, bem como às bibliotecas que se inscreveram para organizar um laboratório cidadão entre setembro e dezembro.
O workshop será ministrado por Marcos García(espanhol) e Cinthia Mendonça(português), gestores culturais com larga experiência na organização de laboratórios cidadãos.
Os profissionais brasileiros podem participar porque o Brasil é membro efetivo do Programa Iberbibliotecas, efetuando pagamento de cota anual de participação, sendo representado pela Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
As inscrições estão abertas até o dia 23 de agosto e podem ser feitas através do link www.iberbibliotecas.org/por/laboratorios.
Para mais informações acesse www.iberbibliotecas.org/por/laboratorios .