Notícias
Novo PAC
Novo PAC participa do lançamento do livro “As Enchentes no Rio Grande do Sul – Lições, Desafios e Caminhos para um Futuro Resiliente”
O Governo Federal participou, na última quarta-feira (30), do lançamento do livro "As Enchentes no Rio Grande do Sul – Lições, Desafios e Caminhos para um Futuro Resiliente". O levantamento foi produzido por membros do Grupo Técnico de Assessoramento para Estudos Hidrológicos e de Segurança de Infraestruturas de Reservação e de Proteção das Cheias no Estado do Rio Grande do Sul (GTA RS), coordenado pela ANA.
A publicação é um diagnóstico técnico-científico sobre as enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul, destacando seus impactos socioeconômicos e ambientais no estado. Além disso, o levantamento oferece subsídios para a reconstrução das áreas afetadas e apresenta estratégias que priorizem a resiliência hídrica e a prevenção de futuros desastres decorrentes de enchentes.
“O livro traz vários elementos sobre o desastre e um olhar para o futuro, que precisa ser construído com resiliência, especialmente frente ao cenário de mudanças climáticas que vivemos”, afirmou a Secretária Especial do Novo PAC, Cristiane Battison, que participou do lançamento e destacou a importância dos investimentos do Novo PAC em investimentos para prevenção de desastres.
Em sua produção, o material contou com o trabalho conjunto de universidades, instituições de pesquisa, associações de classe e demais parceiros do grupo; permitindo gerar recomendações desde a revisão de critérios para infraestruturas mais adaptadas às mudanças climáticas até a melhoria de sistemas de alerta e do planejamento urbano do Rio Grande do Sul, assim como a criação de sistemas de resposta mais eficazes.
O trabalho do grupo, desenvolvido desde as enchentes de abril e maio de 2024, se concentra no entendimento do evento e na discussão de orientações que têm sido aplicadas na reconstrução, recuperação e realocação de infraestruturas danificadas, além de medidas para a proteção das pessoas que vivem nas áreas impactadas pelo desastre.
O Novo PAC tem colaborado para a temática pela coordenação do Fundo de Apoio à Infraestrutura para Recuperação e Adaptação à Eventos Climáticos Extremos – FIRECE. Através deste, o Governo Federal investe R$ 6,5 bilhões para a ampliação e modernização do sistema de proteção contra cheias na Região Metropolitana de Porto Alegre e nos vales dos rios Sinos, Caí e Gravataí, no Estado do Rio Grande do Sul.
Confira os empreendimentos que serão financiados pelo FIRECE:
-
Porto Alegre e Alvorada (Arroio Feijó)
-
Bacia do Gravataí
-
Eldorado do Sul
-
Bacia do Rio dos Sinos
-
RM Porto Alegre
-
São Leopoldo
-
Municípios da Bacia do Caí Montenegro, São Sebastião do Caí, Harmonia e Pareci Novo, entre outros
-
Atividades acessórias e complementares aos projetos de 1 a 7 e outros custos do Fundo