Notícias
Novo PAC
Novos ônibus impulsionam renovação do transporte público em oito estados
Dentro do eixo de Renovação de Frota do Novo PAC, voltado ao setor privado, 624 novos ônibus com motores Euro 6 irão reforçar o transporte público em 21 localidades, de oito estados, das regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Sul do Brasil. O investimento total é de cerca de R$ 557 milhões, financiados com recursos do FGTS, conforme publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (11).
Onde os novos ônibus irão desembarcar?
O Distrito Federal será o principal beneficiado, recebendo 292 novos veículos, que vão atender sete regiões administrativas e parte do entorno, como o município de Águas Lindas (GO). O estado de Goiás, inclusive, vai receber outros 100 veículos, contratados para rodar pela capital Goiânia e pelas cidades de Abadia de Goiás, Aragoiânia, Aparecida de Goiânia e Hidrolândia.
Em São Paulo, a capital do estado e as cidades de Itapecerica da Serra e de Mauá receberão, juntas, 132 novos ônibus. Ainda no Sudeste, foram anunciados seis novos veículos para facilitar o vaivém de quem mora ou trabalha em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
Na região Sul, a cidade de Paranaguá, no Paraná, terá 53 novos ônibus; a de Viamão, no Rio Grande do Sul, 15, e a de Concórdia, em Santa Catarina, seis. E no Amazonas, Manaus será beneficiada com a chegada de 20 veículos.
Tecnologia a favor do meio ambiente
Apesar de ainda utilizarem o diesel como combustível, os ônibus equipados com tecnologia Euro 6 representam um grande avanço sustentável. Eles conseguem reter ou converter até 85% dos poluentes antes que estes sejam lançados na atmosfera.
Sob coordenação do Ministério das Cidades, o Novo PAC destinou R$ 8,4 bilhões para projetos de mobilidade urbana, buscando melhorar a qualidade de vida e os deslocamentos nas médias e grandes cidades brasileiras.
Para mais informações, acesse as portarias completas abaixo: