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Obra do Novo PAC, nova ponte entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO) é entregue à população

Com investimento de R$ 171,97 milhões, nova estrutura substitui travessia feita por balsas entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO) e restabelece uma das principais conexões entre as regiões Norte e Nordeste
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Publicado em 23/12/2025 12h38 Atualizado em 23/12/2025 12h39
Obra do Novo PAC, nova ponte entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO) é entregue à população

Entregue exatamente um ano após o colapso da estrutura anterior, a nova ponte representa um recomeço para a população | Foto: Divulgação/DNIT

A partir desta segunda-feira, 22 de dezembro, Maranhão e Tocantins retomam sua integração plena, com reflexos que se estendem para além das fronteiras estaduais. O Governo do Brasil entregou a nova Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, sobre o Rio Tocantins, restabelecendo a ligação entre os dois estados pelos municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, através da BR-226/TO/MA.

RECOMEÇO – A nova ponte, entregue exatamente um ano após o colapso da estrutura anterior, representa um recomeço para a população, que, durante o período de obras, dependia de balsas para cruzar o rio. O empreendimento foi incluído no Novo PAC. O fluxo médio diário chegou a cerca de 950 motocicletas, 1.150 veículos e 350 caminhões. Agora, a nova travessia, segura, rápida e de graça, restabelece deslocamentos essenciais, reduz custos logísticos e devolve previsibilidade à rotina de moradores, transportadores e comerciantes que dependem da ligação entre os dois estados.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a atuação e o empenho do DNIT com o compromisso da entrega dentro do prazo. Ele ainda lembrou a importância que a ponte tem não apenas para o transporte de cargas, mas para reduzir o tempo de estrada de toda a população que precisa se deslocar pelo Brasil. “Hoje é um dia de recomeço. O dia em que as pessoas podem passar por essa estrutura e seguir viagem a todos os estados brasileiros e a alguns países da América Latina. Fizemos o compromisso, e entregamos”, afirmou.

Dona de um restaurante em Estreito (MA), Graziele Barbosa tem grandes expectativas com a entrega da nova Ponte JK. “A nossa esperança é de que vai ter mais fluxo na cidade e o movimento será melhor do que antes. Nós, comerciantes, tanto de Estreito quanto de Aguiarnópolis, estamos confiantes de que a nova ponte vai trazer mais renda, mais oportunidades”, afirmou Graziele.

INVESTIMENTO – A obra recebeu investimento de R$ 171,97 milhões do Governo do Brasil. Executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a rapidez na execução evidencia a capacidade de resposta do Ministério dos Transportes diante de uma demanda estratégica de infraestrutura. Cerca de 500 trabalhadores atuaram dia e noite, o que permitiu o avanço acelerado dos serviços e o cumprimento do cronograma em tempo recorde. A nova estrutura conta com 630 metros de extensão por 19 metros de largura.

“Há um ano a gente se comprometeu a devolver essa infraestrutura para a sociedade e hoje estamos aqui para saldar essa dívida, reconectando os estados do Maranhão e Tocantins”, disse o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão.

O município de Estreito (MA) possui cerca de 34 mil habitantes, enquanto em Aguiarnópolis (TO) vivem 4.500 pessoas. Para grande parte dessa população, a travessia é parte da rotina diária, seja para trabalhar, estudar, acessar serviços públicos ou manter vínculos familiares e comerciais.

Morador da região, Jasson Souza se emociona ao falar da importância da nova estrutura e de como o dia a dia vai mudar de agora em diante. “A ponte não liga não só dois estados, ela liga histórias, liga a economia. Isso traz uma sensação de alívio, um ar de esperança, retomada, principalmente em relação ao crescimento das cidades. Ver a nova ponte sendo entregue em menos de 365 dias é gratificante”, concluiu.

EIXO LOGÍSTICO – A importância da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira vai além do impacto local. Inserida na BR-226, a estrutura integra um importante eixo rodoviário federal que conecta as regiões Norte e Nordeste do país, funcionando como corredor logístico fundamental para o escoamento da produção agrícola, especialmente da região do Matopiba, fronteira agrícola estratégica que abrange áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

PRODUÇÃO – O Matopiba responde atualmente por cerca de 19% da produção nacional de soja, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária. Em uma década, a produção de grãos saltou de 18 milhões de toneladas na safra 2013/2014 para 35 milhões em 2022/2023, crescimento de 93%. Com a retomada do tráfego, esse corredor logístico volta a operar plenamente, fortalecendo a economia regional, ampliando oportunidades e devolvendo perspectivas de desenvolvimento para toda a região.

HISTÓRICO – A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira colapsou em 22 de dezembro de 2024. No dia seguinte, o DNIT assinou a declaração da situação de emergência para a contratação da empresa responsável pelo projeto e execução da construção da nova estrutura, além de determinar agilidade nas ações necessárias para minimizar o impacto do ocorrido. A contratação emergencial, em 31 de dezembro de 2024 — apenas nove dias após o colapso da ponte antiga — permitiu o início imediato das atividades, incluindo a elaboração dos projetos de engenharia e a preparação do canteiro de obras.

O tempo de resposta foi determinante para que, em apenas 10 meses de execução, o empreendimento atingisse 90% de conclusão e, agora, fosse entregue à população, exatamente um ano após o ocorrido. Ainda em atenção à população, o Governo do Brasil disponibilizou, durante o período das obras, quatro balsas de forma gratuita, duas para carros de passeio e duas para veículos de grande porte, para garantir a mobilidade de quem precisava atravessar o Rio Tocantins.

RECUPERAÇÃO DE RODOVIAS – Após o colapso da ponte, o governo atuou para recuperar rodovias estaduais no Tocantins e no Maranhão, garantindo rotas alternativas e reduzindo os impactos da interrupção da BR-226. No Tocantins, foram recuperados quase 393 quilômetros de estradas, incluindo trechos urbanos e rodoviários que atendem diversos municípios. No Maranhão, as obras abrangeram 21 quilômetros de vias próximas à BR-010, beneficiando cidades da região. Essas ações asseguraram o deslocamento seguro de pessoas, o transporte de mercadorias e a continuidade da atividade econômica até a entrega da nova ponte. 

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