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Com R$ 380 mi do Fundo Clima, BNDES financia aquisição de 54 ônibus elétricos em Curitiba

Investimento integra Novo PAC e inclui, também, a implantação de dois eletropostos públicos e a aquisição de equipamentos de recarga
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Publicado em 04/12/2024 11h50
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A frota de ônibus elétricos tem crescido significativamente nos últimos anos em todo o mundo - Foto: Ricardo Marajó/Secom Curitiba

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 380 milhões para o Município de Curitiba (PR) adquirir 54 ônibus elétricos a bateria e implantar dois eletropostos, com os respectivos equipamentos de recarga. O investimento na eletrificação da frota de ônibus, com recursos do Fundo Clima, integra o Novo PAC, no eixo de investimentos “Cidades Sustentáveis e Resilientes - Mobilidade Urbana Sustentável”.

No final de 2023, o Novo PAC abriu seleção para estados e municípios enviarem propostas para aquisição de ônibus no âmbito do Refrota. A proposta de Curitiba, que foi selecionada pelo Governo Federal, também está inserida no Programa de Mobilidade Sustentável do PlanClima do município.

Os novos ônibus elétricos, de fabricação nacional, serão utilizados na linha Inter 2, responsável pelo deslocamento de aproximadamente 91 mil passageiros por dia, e que atravessa 28 dos 75 bairros de Curitiba onde se concentram cerca de 600 mil habitantes. A linha conecta os Eixos de BRT da cidade e o trajeto engloba 19 paradas, que ocorrem em 13 estações tubo e em seis terminais de integração. Atualmente, o sistema de transporte coletivo de Curitiba movimenta cerca de 1,36 milhão de passageiros por dia.

“A eletrificação da frota de ônibus está contemplada no âmbito do Novo PAC do governo do presidente Lula justamente porque traz benefícios significativos para a economia das cidades e para o ambiente, trazendo inclusive avanços tecnológicos para o Brasil. Além de eliminar a emissão de CO2, o ônibus elétrico tem vida útil 50% maior que um veículo a diesel, o custo da energia elétrica por quilômetro é 71% menor do que o custo do diesel por quilômetro, e o custo de manutenção com peças e acessórios, por quilômetro, chega a ser 72% menor”, explica o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, responsável pela coordenação do plano de investimentos do Novo PAC, considera que a incorporação de novas tecnologias no contexto das cidades responde à necessidade de incentivar a transição energética. “Nós aceitamos e incorporamos no PAC 100% das solicitações dos prefeitos e das prefeitas e dos governadores que solicitaram apoio para o financiamento de ônibus elétricos. Significa que queremos aumentar a produção de ônibus elétricos no Brasil, para retirar os ônibus a combustão das ruas, mas também que caminhamos para promover mais saúde e mais qualidade de vida para todas as pessoas”, afirma Rui Costa.

A frota de ônibus elétricos tem crescido significativamente nos últimos anos em todo o mundo, impulsionada pelo mercado chinês, responsável por 96% da frota global, de quase 580 mil ônibus. Na América Latina, há, atualmente cerca de 5 mil ônibus elétricos a bateria em operação, com destaque para Chile (2,5 mil) e Colômbia (1,6 mil). O Brasil tem 377 ônibus elétricos, numa frota total de ônibus urbanos de cerca de 107 mil unidades.

Fundo Clima – O Fundo Clima é um dos instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima e se constitui em um fundo de natureza contábil, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com a finalidade de garantir recursos para apoio à implantação de empreendimentos, aquisição de máquinas e equipamentos e desenvolvimento tecnológico relacionados à redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e à adaptação às mudanças climáticas e seus efeitos.

O projeto de Curitiba se enquadra na modalidade Logística de Transporte, Transporte Coletivo e Mobilidade Verdes do Fundo, que prevê investimentos na eletrificação das frotas de ônibus para transporte público, inclusive para transporte escolar.

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