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Setembro Ferroviário: quase R$ 92 bilhões em investimentos

No mês de setembro o Governo Federal executou a criação de um marco legal prevendo autorizações ferroviárias, assinatura de contrato da Fiol e recursos para o metrô de Belo Horizonte
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Publicado em 01/10/2021 14h41 Atualizado em 10/11/2022 11h47
Setembro Ferroviário: quase R$ 92 bilhões em investimentos

O lançamento do programa federal Pro Trilhos permitiu o recebimento de 14 pedidos de novas ferrovias, que estabelecem 5.360 quilômetros de novos trilhos - Foto: Ministério da Infraestrutura

O Setembro Ferroviário, o mês foi de esforço concentrado no Governo Federal para impulsionar a ampliação da malha ferroviária e incentivar o transporte por trilhos de Norte a Sul do Brasil, encerrou com revolução na logística nacional de transportes.

Foram R$ 91,972 bilhões em investimentos que incluem tanto desenvolvimento de novas linhas para o transporte de cargas cruzando o território brasileiro quanto mecanismos para garantir a ampliação da oferta de transporte público sobre trilhos para passageiros em grandes centros urbanos como Belo Horizonte (MG) e São Paulo.

Autorizações ferroviárias

Instituído com a Medida Provisória nº 1.065/2021, o instrumento de outorga por autorização para o setor ferroviário possibilitou a apresentação, a partir de 2 de setembro, de requerimentos de entes privados interessados em construir e operar novas ferrovias .

O lançamento do programa federal Pro Trilhos permitiu o recebimento de 14 pedidos de novas ferrovias, que estabelecem 5.360 quilômetros de novos trilhos, cortando 12 unidades da Federação. Os investimentos previstos somam R$ 80,5 bilhões.

 Ferrovia de Integração Oeste-Leste

O contrato com a Bahia Mineração S/A (Bamin) pela concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Leiloada em abril, durante a Infra Week, a Fiol 1 receberá investimentos privados de R$ 3,3 bilhões. Quando estiver pronta, a ferrovia será um corredor de escoamento com 1.527 quilômetros de trilhos, ligando o futuro porto de Ilhéus, no litoral baiano, ao município de Figueirópolis, em Tocantins, ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte-Sul (FNS) e o restante do País.

People Mover no Aeroporto de Guarulhos

A assinatura do termo aditivo ao contrato de concessão do Aeroporto de Guarulhos vai garantir a construção e a operação do Automated People Mover (APM), solução 100% automatizada e sustentável para conectar os terminais de passageiros do aeroporto à estação da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Com investimentos  de R$ 272 milhões, as obras estão previstas para janeiro de 2022. 

Ferrovia de Integração do Centro-Oeste

No dia 17, com a presença do ministro Tarcísio e do presidente Bolsonaro, foram lançadas as obras do primeiro trecho da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que terá 383 quilômetros de novos trilhos entre as cidades de Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). O investimento previsto é de R$ 2,7 bilhões, como contrapartida da Vale pela prorrogação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM). A previsão é que a Fico abra 4,6 mil postos de trabalho, diretos e indiretos. A linha férrea possibilitará escoamento da safra produzida no Centro-Oeste até portos das regiões Sudeste e Nordeste.

Recursos assegurados para ampliação do metrô de BH

O Setembro Ferroviário foi encerrado nesta quinta-feira (30) com a sanção do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) para as obras do metrô de Belo Horizonte (MG), fundamental ao transporte coletivo de passageiros na capital mineira. A ampliação da linha 1 e a construção da linha 2 do metrô de BH terão investimento de R$ 3,2 bilhões, sendo R$ 2,8 bilhões da União e outros R$ 400 milhões do governo mineiro, além de investimentos da iniciativa privada após a concessão do transporte.

Tags: Setembro FerroviárioObrasIntegração Oeste-LesteFerrovias

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