Notícias

Transformação digital

Casa Civil realiza Webinário sobre Centro de Governo e Transformação Digital

Webinário debate sobre as melhores práticas internacionais de governança pública
Publicado em 23/11/2021 17h12 Atualizado em 24/11/2021 16h12
Casa Civil realiza Webinário Centro de Governo e Transformação Digital

- Foto: Divulgação

A Casa Civil está está organizando, com apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), uma programação de webinários internacionais, relacionados à Revisão por Pares do Centro de Governo. Nesta quarta-feira (24),foi realizado o 2º Webinário: Centro de Governo e Transformação Digital, tendo por objetivo disseminar as iniciativas brasileiras de governo digital, bem como as melhores práticas internacionais.

A agenda contou ainda com a participação da Secretaria-Geral da Presidência da República, dos ministérios da Economia, Relações Exteriores, e Ciência, Tecnologia e Inovações, além da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A crescente popularização da plataforma do Governo Federal, o GOV.BR, onde estão inseridos 4,8 mil serviços, é um dos pontos altos do debate.

O GOV.BR tem 72% dos serviços já digitalizados e a meta do governo brasileiro é atingir os 100% até o final de 2022. São mensalmente cerca de 500 milhões de acessos à plataforma. O Auxílio Emergencial, o Seguro Desemprego, as carteiras de Trânsito e de Trabalho e a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são alguns exemplos de serviços relevantes oferecidos ao cidadão na forma digital. 

Esse desempenho do GOV.BR é um dos fatores preponderantes para o reconhecimento do Brasil como um dos líderes em Governo Digital, segundo o Banco Mundial. O País é o 7º no ranking geral, que analisou 198 economias, e o primeiro nas Américas e entre todos os países com mais de 100 milhões de habitantes. Neste mês, o GOV.BR também foi o vencedor do prêmio iBest, na categoria Governo, no júri popular. O PIX, do Banco Central, outro serviço oriundo da transformação digital, venceu no júri Academia na mesma categoria.  

 Quem participa

Nesta quarta-feira, participam o secretário especial de Relacionamento Externo da Casa Civil, André Odenbreit Carvalho; o economista sênior em Análise da Economia Digital na OCDE, Vincenzo Spiezia; a coordenadora-geral de Transformação Digital no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Eliane Emediato; o diretor do Departamento de Promoção Tecnológica do Ministério das Relações Exteriores, Luciano Mazza de Andrade; o secretário especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Eduardo Gomes da Silva; e o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho Mitkiewicz.

Para saber mais acesse