Notícias

GOVERNO DIGITAL

Mil serviços públicos foram digitalizados para acesso do cidadão em menos de dois anos

Por ano, aproximadamente 150 milhões de horas são economizadas pelos cidadãos com a redução de burocracia e descolamentos
Publicado em 16/10/2020 11h49
Mil serviços

Cerca de 88 milhões de atendimentos deixam de ser presenciais nas agências de órgãos públicos

O gov.br, portal único do Governo Federal, atingiu a marca de mil serviços públicos ofertados à população de forma digital antes do previsto. São serviços que antes eram acessíveis em canal apenas de modo presencial. Agora, estão disponíveis por meio de um celular ou computador. Atualmente, 81,2 milhões de pessoas são usuárias do gov.br.

O número de acessos ao portal teve um salto, passando de uma média de quatro milhões mensais, em janeiro deste ano, para os atuais 15 milhões, em setembro. A meta agora é digitalizar 100% dos 3,8 mil serviços públicos federais até 2022.

A digitalização de serviços públicos faz parte da Estratégia de Governo Digital. Dos cerca de R$ 2 bilhões poupados com a transformação digital, R$ 1,5 bilhão é economia para sociedade ao eliminar a necessidade do usuário ir até as agências dos órgãos públicos. Os outros cerca de R$ 500 milhões são de economia para o Governo ao eliminar a burocracia, reduzir o uso de papel, de contratação de pessoal para atendimento presencial e redução de perdas com erros e fraudes. Com a estratégia, a estimativa de economia em cinco anos, de 2020 a 2025, é de R$ 38 bilhões.

Pelos cálculos do governo, por ano, aproximadamente 150 milhões de horas são economizadas pelos cidadãos com a redução de burocracia e descolamentos. No mesmo período, cerca de 88 milhões de atendimentos deixam de ser presenciais nas agências de órgãos públicos.

Digitalização na pandemia

Com a Covid-19, a transformação de serviços em digital foi acelerada. Foram incluídos mais de 400 serviços desde o início desse período, trazendo benefícios para toda a população. Os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são exemplos do avanço na digitalização.

Um exemplo foi a entrega de serviços que eliminem cada vez mais as exigências aos beneficiários do INSS. Desde agosto, está em curso um projeto-piloto para que os aposentados realizem a prova de vida, exigida anualmente, de forma on-line, pelo reconhecimento facial do gov.br.

A inscrição no cadastro único para programas sociais do Governo Federal, a solicitação do auxílio emergencial e do seguro desemprego ficaram entre os serviços mais solicitados.

Com informações do gov.br