Notícias

energia elétrica sustentável

Governo Federal inaugura uma das maiores plantas de biogás no mundo para geração de energia elétrica sustentável

A planta será a primeira do Brasil a gerar energia limpa produzida por subprodutos e insumos da cana-de-açúcar
Publicado em 16/10/2020 12h16
Uma das maiores plantas de biogás no mundo

A usina Bonfim é a 2ª maior operação da Raizen em moagem de cana - Foto: Divulgação/Ministério de Minas e Energia

O Governo Feral inaugurou, nesta sexta-feira (16), uma das maiores plantas de biogás no mundo para geração de energia elétrica sustentável, no estado de São Paulo. O evento contou com a participação do Presidente da República Jair Bolsonaro, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o Ministro-Chefe da Casa Civil, Braga Netto.

O Brasil é reconhecido por possuir uma das mais limpas matrizes energética e elétrica do mundo. Esta planta de biogás, Instalada na usina Bonfim (Guariba/SP), permitirá abastecer um total de 62 mil domicílios ou, aproximadamente, 150 mil habitantes.

A planta é umas das maiores do mundo a utilizar a tecnologia de conversão da torta de filtro e vinhaça, subprodutos da unidade de processamento de cana-de-açúcar, como matérias-primas para fabricação de biogás e geração de energia elétrica.

A usina Bonfim é a 2ª maior operação da Raizen em moagem de cana (capacidade de cinco milhões de toneladas/ano) e já está certificada no âmbito do Renovabio.

Renovabio

A iniciativa RenovaBio é a política nacional para biocombustíveis, que busca ampliar a participação dos combustíveis renováveis de forma compatível com o crescimento do mercado. A intenção é transformar um bem público, que são as externalidades positivas dos biocombustíveis, em incentivos para a produção sustentável, através de mecanismos de mercado, sem subsídios ou medidas artificiais.