Notícias

Doação de sangue

Pátria Voluntária incentiva a doação de sangue

Programa de incentivo ao voluntariado do Governo Federal lançou a corrente do bem
Publicado em 20/11/2020 11h32
Doe sangue

A doação de sangue é um gesto solidário para salvar vidas

Em 25 de novembro comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para incentivar esse ato de amor pelo próximo, a presidente do Conselho do Pátria Voluntária, Michelle Bolsonaro, convoca todos os brasileiros a fazerem uma doação de sangue até o dia 25 de novembro.

No desafio lançado pelo programa, quem doar deve postar uma foto nas redes sociais e marcar o Pátria Voluntária. Em seguida, marcar mais três amigos e desafiar eles a fazer o mesmo. É a união de forças para aumentar os estoques de todos os bancos de sangue do País e desenvolver a prática do voluntariado para doação.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas. O Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue.

Quais são os requisitos para doação de sangue?

• Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue.
• Caso seja após o almoço, aguardar duas horas.
• Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
• Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
• A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.
• O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Como doar sangue?

Para doar sangue, basta procurar as unidades de coleta de sangue, como os Hemocentros, para checar se você atende aos requisitos necessários para a doação.

Para saber mais: clique aqui

Com informações do Pátria Voluntária e do Ministério da Saúde