Notícias

Povos Indígenas Brasileiros

Missão interministerial no Pará atende mais de seis mil indígenas

Força-tarefa está sendo realizada nas aldeias Kayapó e Atikum com envio de mais de 20 mil medicamentos e 10 mil EPIs
Publicado em 18/11/2020 14h06
Etnias Kayapó e Atikum

A força-tarefa realiza atendimentos de saúde diretamente nas aldeias das etnias Kayapó e Atikum com suprimentos e 26 profissionais de saúde - Foto: Divulgação/Ministério da Defesa

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kayapó, no Pará, está recebendo a 17ª Missão Interministerial da Operação de Combate à Covid-19, realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Defesa, até o dia 24 de novembro. A força-tarefa realiza atendimentos de saúde diretamente nas aldeias das etnias Kayapó e Atikum com suprimentos e 26 profissionais de saúde.

Foram enviados, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, mais de 20 mil medicamentos e cerca de 10 mil itens de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para reforçar as Equipes Multidisciplinares de Saúde indígena (EMSI) do Distrito que atuam na região. Entre os 26 profissionais de saúde das Forças Armadas estão médicos clínicos gerais, ginecologistas, pediatras e veterinários para atender aos indígenas dos Polos Base São Felix do Xingu, Tucumã, Ourilândia e Redenção. A expectativa é que sejam atendidos mais de seis mil indígenas.

A equipe multidisciplinar do DSEI Kayapó do Pará conta com 99 profissionais que realizam atendimento da Atenção Primária diretamente nas aldeias. São médicos, enfermeiros, cirurgiões dentista, auxiliares em saúde bucal, técnicos de enfermagem, agentes indígenas de saúde e saneamento, entre os profissionais da área. A estrutura de saúde é composta por 17 Unidades Básica de Saúde Indígena (UBSI) e quatro Casas de Saúde Indígena (Casai) prestando atendimento à população local.

Com informações do Ministério da Saúde