Notícias

Nação acolhedora: Brasil tem cerca de 43 mil pessoas reconhecidas atualmente como refugiadas

Publicado em 15/06/2020 15h11
43 mil pessoas reconhecidas atualmente como refugiadas

Foto: Divulgação/Operação Acolhida

O Brasil é uma nação acolhedora e possui cerca de 43 mil pessoas reconhecidas como refugiadas. Deste total, 38 mil são venezuelanos que atravessaram a fronteira em busca de melhores condições. Os dados são do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O país vizinho já foi considerado oficialmente pelo Conare como território assolado por grave e generalizada violação de direitos humanos e perseguição política, contexto que facilita o trâmite de concessão do status de refúgio em solo brasileiro.

Com isso, foi implantado um processo mais ágil para responder às demandas dos solicitantes de refúgio. Foi adotada a votação em bloco desses pedidos, a partir de cruzamento de dados com tecnologia da informação. Sem essa estratégia mais célere, a estimativa seria de que o julgamento desses pedidos levasse mais dois anos. Assim, apenas em 2020, foram reconhecidos à condição de refugiado de 17.700 nacionais da Venezuela.

Essa mudança nos trâmites reforça o compromisso do Brasil em acolher a população vizinha, que não recebeu apoio em seu país de origem, mas encontra solidariedade em solo brasileiro.

Com informações do MJSP