Notícias

Reforço contra o coronavírus: Governo Federal destina repasse de R$ 120 milhões para combate à Covid-19 em Laboratórios Centrais

Publicado em 31/07/2020 13h02
Laboratórios Centrais

Foto: Sayonara Moreno/Agência Brasil

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, fez um reforço de R$ 120 milhões para investir na aquisição de equipamentos para melhorar a estrutura dos Laboratórios Centrais de Saúde Púbica (LACEN). O repasse será feito m parcela única aos estados e Distrito Federal, considerando a emergência pelo coronavírus.

O recurso será investido na aquisição de equipamentos para garantir o fortalecimento e melhor estrutura dos LACEN. Essa medida é importante para as Unidades de Respostas Rápidas no atendimento ágil às demandas laboratoriais em meio à pandemia de Covid-19.

Os LACEN são laboratórios de referência vinculados às secretarias estaduais de saúde dos estados e DF. Têm como função básica realizar diagnósticos em laboratório, de forma segura e rápida a fim de contribuir para o controle epidemiológico e sanitário da população. Realizam diagnósticos clínicos e epidemiológicos,com nível de excelência, a partir de amostras dos pacientes suspeitos de doenças. Atualmente, trabalham com foco nos exames laboratoriais para diagnóstico da doença.

Ao todo, esses laboratórios públicos já realizaram 1,3 milhão de testes RT-PCR para diagnóstico da Covid-19. Os resultados disponibilizados por esses laboratórios possibilitam que o Ministério da Saúde defina melhores estratégias de enfrentamento à pandemia.

Desde o início da pandemia, a Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública, vem adquirindo insumos para realização de testes RT-PCR em tempo real para detecção do vírus SARS-CoV-2. Os testes moleculares são o “padrão-ouro” para diagnóstico de Covid-19, sendo recomendados para detecção da doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras instituições mundiais.

Com informações do Ministério da Saúde

Tags: saúde