Notícias

ALFABETIZAÇÃO

Incentivo à leitura é destaque no programa ABC

Com a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a CAPES e a Sealf/MEC influenciam diretamente no processo de aprendizagem dos jovens leitores brasileiros.
Publicado em 08/10/2021 18h13

Na próxima terça-feira, 12/10, é comemorado o Dia Nacional da Leitura. Projetos que incentivam o hábito de ler mostram a importância da prática para a formação do senso crítico e estímulo à criatividade e vocabulário dos leitores. Um exemplo é o curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), parceria entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).

Destinado a professores-alfabetizadores e estudantes de licenciatura, o Curso ABC oferece a esses profissionais a oportunidade de  desenvolver competências a serem aplicadas aos seus alunos. Fernanda Coelho, estudante de licenciatura no Piauí e participante do curso, conta a sua experiência: “Antes, era só um sonho. Hoje, tornou-se realidade a oportunidade de participar e de aprender estratégias de ensino”.

João Lopes, um dos autores do Manual ABC, da Universidade do Minho (Portugal), esclarece que a leitura é um ato cognitivo no qual temos que transformar determinados símbolos em linguagem. “Quando lemos transformamos símbolos em sons da nossa língua”, explica. Rui Alves, professor-associado da Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação da Universidade do Porto, enfatiza a importância prática: “Se a aprendizagem da leitura e da escrita começar nos bebês, quando as crianças chegarem à escola, vai ser muito mais fácil”.

Sobre o Dia Nacional da Leitura
A data foi instituída pela Lei nº 11.899/09, que também prevê a celebração da Semana Nacional da Leitura e da Literatura no Brasil.  

Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa (Foto: Chinapong)
Imagem 1: Fernanda Coelho, estudante de licenciatura no Piauí e participante do Curso ABC (Foto: Divulgação)
Imagem 2: João Lopes, um dos autores do Manual ABC, da Universidade do Minho - Portugal (Foto: Divulgação)

Imagem 3: Rui Alves, professor-associado da Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação da Universidade do Porto (Foto: Divulgação)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES