Notícias

ALFABETIZAÇÃO

Curso ABC trata da aprendizagem da ortografia

Autora apresenta as fases do aprendizado e explica sobre o princípio alfabético que orienta a escrita da língua portuguesa
Publicado em 03/11/2021 15h07

Aprendizagem da Ortografia é o tema do novo capítulo do curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), escrito por Margarida Alves Martins, do Instituto Universitário (Ispa), de Portugal. O material publicado na segunda-feira, 1º de novembro, dá continuidade ao conteúdo dos Manuais ABC.

A autora destaca que este conhecimento contribui para a qualidade da escrita, apesar da habilidade exigir muitos outros aspectos, para além da ortografia. Martins conta que esse processo é dividido em três fases e explica cada uma delas: pré-alfabética, alfabética e ortográfica.

Aos professores, a autora reforça a necessidade de se olhar para os erros dos alunos e tentar entender seus motivos: “ao percebermos as razões pelas quais as crianças erram, conseguiremos trabalhar para o seu sucesso”.

Curso ABC
Resultado da parceria entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas: Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb), o Curso ABC é parte do Programa Tempo de Aprender. Com 6,71 milhões de visitas, é a formação mais acessada no Ambiente Virtual do MEC (Avamec).

Legenda das imagens:
Banner e imagem 1: Print do novo capítulo: Aprendizagem da Ortografia (Foto: Divulgação)
Imagem 2:Margarida Alves Martins, do ISPA, fala sobre as fases da aprendizagem da ortografia e orienta os professores a como conduzirem seus alunos (Foto: Divulgação)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES