Rodovia - BR-153/262/GO/MG - Rota Sertaneja
Andamento
Informações do Projeto
| Informações Interativas do Projeto: | Clique Aqui |
| Prazo: | 30 anos |
| Extensão: | 530,600 km |
| Investimento previsto (Capex): | R$ 5,3 bi |
| Custos operacionais previstos (Opex): | R$ 4,9 bi |
| Taxa Interna de Retorno (TIR): | 10,91% |
| Tarifa: | pista simples: R$ 0,13482/100km | pista dupla: R$ 0,17527/100km (data base:jul/23) |
| Empregos: | Aproximadamente 77.225 (diretos, indiretos e efeito-renda) |
| Audiência Pública: | AP 14/2022 |
| Histórico e Estudos do Projeto: | link: Andamento dos Estudos |
| Critério de julgamento do leilão: | maior desconto da tarifa de pedágio + curva de aporte |
O Sistema Rodoviário objeto desta Concessão apresenta uma extensão total de 530,600 km, segundo dados do SNV, incluindo os elementos integrantes da faixa de domínio, além de acessos e alças, edificações e terrenos, pistas centrais, laterais, marginais ou locais, ligadas diretamente ou por dispositivos de interconexão com a rodovia, acostamentos, obras-de-arte especiais e quaisquer outros elementos que se encontrem nos limites da faixa de domínio, bem como pelas áreas ocupadas com instalações operacionais e administrativas relacionadas à Concessão. Compreendendo os seguintes trechos:
BR-153/GO, trecho compreendido entre o entroncamento com a BR-219/GO até a divisa com o Estado de Minas Gerais Início Ponte sobre o Rio Paranaíba (Div. MG/GO);
BR-153/MG, trecho compreendido entre o final da ponte sobre o Rio Paranaíba (Div. GO/MG) até o final da Ponte sobre o Rio Grande (MG/SP);
BR-262/MG, trecho compreendido entre o Entroncamento com a BR-050/MG (Uberaba-MG) até o Entroncamento com a BR-153 (A) (P/POUSO ALTO).
Com mais de R$ 10 bilhões em investimentos, a nova modelagem prevê mais de 42 km de duplicação, 4 km de contornos, 31,8 km de faixas adicionais, mais de 4 km de vias marginais, 6 passarelas, 132 acessos, 146 pontos de ônibus, 5 passagem de fauna, entre outras obras de arte especiais e intervenções voltadas à modernização e segurança da malha rodoviária
Ademais, são previstas as seguintes praças de pedágios:
Os estudos de viabilidade foram realizados pela Empresa de Planejamento e Logística, atual, Infra S.A e aprovados pelo Ministério da Infraestrutura por meio da Portaria nº 1.672, de 20 de dezembro de 2022, ficando vinculados às futuras parcerias para exploração dos trechos a que se referem.
Deste modo, a ANTT apresentou o projeto à sociedade, realizando o processo de participação e controle social por meio da audiência pública nº 14/2022, sendo o relatório final aprovado pela Deliberação nº 307, de 14 de setembro de 2023.
Após a priorização dos documentos, estes foram devidamente atualizados e encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU) em 22 de setembro de 2023. Após a análise dos referidos documentos, o TCU emitiu o Acórdão nº 1062/2024-TCU-Plenário em 29 de maio de 2024. Em conformidade com as determinações estabelecidas pelo Tribunal, foram realizados ajustes adicionais.
Consequentemente, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deliberou, por meio da Deliberação nº 248, em 24 de julho de 2025, pela aprovação da publicação do edital, através do edital nº 4/2025. Todos os documentos relacionados a este edital estão disponíveis na aba “processo de Licitação” do site da ANTT ou podem ser acessados diretamente clicando aqui.