Notícias
Setembro Amarelo marca a prevenção ao suicídio
Neste sentido, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP trouxe para o Brasil a campanha internacional Setembro Amarelo, definindo o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Apesar da realizações de atividades de prevenção e informação durante todo o ano pela ABP, ações pontuais são desenvolvidas com mais ênfase neste mês de setembro, envolvendo várias entidades da sociedade civil, com destaque para a Associação Médica Brasileira - AMB, Conselho Federal de Medicina - CFM, Federação Nacional dos Médicos - FENAM, bem como entidades regionais e suas federadas, tendo como meta a diminuição do estigma que envolve o tema e informar a população, incentivando a mídia a falar sobre o assunto.
O principal objetivo da campanha é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e em todo o mundo.
Portanto, têm-se a expectativa de que durante todo o mês de setembro sejam realizadas ações a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública, vez que para muitos o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade.
Outra importante iniciativa do CFM e a APB foi a elaboração de uma cartilha destinada a orientar médicos e profissionais da área de saúde em casos de tentativa de suicídio ou para identificarem possíveis casos em seus pacientes.
A cartilha "Suicídio: informando para prevenir", disponível no link abaixo, fala sobre como abordar um paciente, explica de que forma as doenças mentais podem estar relacionadas ao suicídio, os fatores psicossociais e dados atualizados sobre o tema.
Links