Notícias
No Dia do Homem, médicos alertam: eles cuidam menos da saúde
? Culturalmente, ele acha que é imbatível, nunca vai adoecer. Prefere nem descobrir a doença. Acaba indo ao médico só quando solicitado pela esposa ou filhos, mesmo sabendo que a chance de cura é maior em diagnósticos precoces ? diz o urologista da Androlife, Andre Guilherme Cavalcanti.
Quando o assunto é exame do toque retal (para diagnosticar o câncer de próstata e que deve ser feito anualmente), o tabu é ainda maior.
? Embora a conscientização esteja aumentando, o homem que vai ao urologista tem vergonha de falar no trabalho, medo ? diz José Freitas Melo Jr., da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que compara essa despreocupação com o cuidado das mulheres, que costumam ir ao ginecologista a cada 6 meses.
Outro tabu atrapalha a saúde dos homens: o uso da camisinha, diz a clínica geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Lígia Brito:
? Como muitos têm preconceito de usar preservativo, acabam se expondo mais que as mulheres e tendo maior risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis.
Homens se expõem mais ao frio, diz médica
No inverno, os homens também costumam ficar mais expostos às baixas temperaturas, o que pode aumentar o risco de doenças como gripe e resfriado e agravar problemas respiratórios, como asma.
? Eles se agasalham menos, por achar que não há necessidade, e tomam menos bebidas quentes, como chá e sopa, que aquecem o organismo ? alerta Ligia.
Em relação a hábitos saudáveis, os homens só estão na frente das mulheres quando o assunto é atividade física, segundo uma pesquisa de 2013 do IBGE: 27,1% dos homens adultos afirmam se exercitar, contra 22,5% das mulheres.
? Os homens podem até fazer mais atividade física, mas a maioria deles não pensa na saúde, mas sim na estética. E a má alimentação não compensa: a maioria precisa comer mais frutas e verduras.
Para André, levar uma vida saudável é importante não só para evitar uma doenças, mas também na hora de tratá-la:
? Seja qual for a forma de tratamento, é mais difícil quando se trata de alguém com má qualidade de vida. Se tiver uma condição clínica boa, a resposta vai ser melhor.
Fonte: Disponível em http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/no-dia-do-homem-medicos-alertam-eles-cuidam-menos-da-saude-19719364, acessado em 18/07/2016.
Links