Notícias
Ministério da Saúde lança Campanha de Vacinação 2015
Serão disponibilizadas 54 milhões de doses para a imunização de cerca de 50 milhões de brasileiros do grupo de risco (quem é o grupo de risco?) sejam imunizados. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a vacina deve proteger a população contra os subtipos do vírus A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.
O público-alvo da campanha é formado por crianças de seis meses a cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional. A meta é garantir a vacinação de 80% do público-alvo, o que equivale a 39,7 milhões de pessoas, até o fim da campanha, em 22 de maio.
A vacina é contra-indicada para pessoas alérgicas às proteínas do ovo de galinha ou hipersensíveis aos componentes da vacina.
De acordo com especialistas da área da saúde, após a aplicação da vacina, podem ocorrer de forma rara algumas reações, como dor no local da injeção e enrijecimento da região. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, informa que "O nosso objetivo com a Campanha de Vacinação é reduzir ao máximo as complicações causadas pela gripe. A vacina que oferecemos no SUS é muito segura e é fundamental para evitar internações, além de reduzir em até 75% o número de óbitos. Por isso, esta mobilização nacional se mostra decisiva para garantir a proteção da população mais vulnerável aos vários tipos de gripe presente no país". (Fonte: Blog da Saúde/Ministério da Saúde)