Notícias
Gestante: proteja-se contra a influenza (gripe)
"Há maior risco de evolução desfavorável, no caso da influenza e com frequência, a doença pode se apresentar na forma de insuficiência respiratória grave", explica o presidente da Comissão Nacional de Vacinas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e médico, Julio César Teixeira.
Apesar da possibilidade de contrair o vírus da influenza com a mudança da estação, as gestantes podem ficar tranquilas já que está disponível até 26 de maio a vacina da gripe para as grávidas no Sistema Único de Saúde. A vacinação contra influenza é realizada em dose única e tem validade por um ano.
O Ministério da Saúde e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a vacinação contra a influenza para todas as gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) na campanha de vacinação. A vacinação das gestantes é considerada prioritária pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois beneficia a mãe e o bebê, particularmente, os menores de seis meses de idade, que não podem receber a vacina. É importante destacar que a vacina influenza é segura e não contem substâncias que possam causar danos para o bebê na barriga da mãe.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, chama a atenção para que a população não se vacine em cima da hora. "Muitas vezes, as pessoas só buscam a vacina quando há registro de um número elevado de casos. Por isso, é importante que todos os grupos definidos busquem esta proteção dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir a proteção", observou Carla Domingues.
Mais informações podem ser obtidas no link http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/52574-gestante-se-proteja-contra-a-influenza-gripe
Fonte: Blog da Saúde. Ministério da Saúde