Notícias
Depressão foi o tema escolhido para o DIA MUNDIAL DA SAÚDE
A iniciativa reforça ainda que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências, vez que a depressão é uma doença psiquiátrica muito frequente em nossa sociedade, que pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo.
Estima-se que 350 milhões de pessoas em todo mundo são afetadas pela doença, sendo que o Brasil tem a maior taxa de depressão na América Latina, segundo dados da OMS, 5,8% dos brasileiros são afetados pela doença. Estima-se que 20 a 25% da nossa população teve, têm ou terão um quadro de depressão em algum momento da sua vida.
A depressão causa grande sofrimento físico e mental. O deprimido passa a ter todas suas funções rebaixadas, afetando seu humor, segurança, vaidade e sua força de vontade, trazendo grandes prejuízos para sua vida e seu trabalho.
A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que, até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo, uma situação que evidencia a necessidade de colocar o transtorno no topo da lista de preocupações nas empresas e para políticas públicas.
Como a maioria das doenças, a depressão tem tratamentos eficazes. Porém, o estigma e a falta de informações sobre o assunto, em diversas vezes, tornam-se barreiras entre o doente e o tratamento. Por sua vez, uma parte significante dos afastamentos relacionados à saúde mental do servidor possuem reflexos nas atividades do cotidiano laboral e até mesmo nas aposentadorias por invalidez, o que justifica a necessidade de uma legislação especifica sobre saúde mental.
Para tanto, o Executivo Federal brasileiro editou em 2010 uma nova ferramenta de orientação na área da saúde mental, instituída por meio da Portaria SRH/MP nº 1.261, de 5 de maio de 2010, a qual dispõe de um conjunto de princípios e diretrizes capazes de nortear a elaboração de projetos e ações nessa área e a ser implementada por todos os órgãos e entidades vinculadas ao Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal ? SIPEC.
A referida norma está em consonância com a Política de Atenção à Saúde e Segurança do Servidor Público Federal - PASS, instituída pelo Decreto nº 6.833, de 29 de abril de 2009, e deve ser objeto de cumprimento de gestores e equipe multiprofissionais dos órgãos do SIPEC.
Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS).