Notícias
Depressão é tema do Dia Mundial da Saúde de 2017
Na oportunidade, em participação por vídeo, a diretora da OPAS/OMS, Carissa F. Etienne, lembrou que a depressão não discrimina e pode afetar pessoas de todas as idades, raças e origens. "A depressão afeta não só você, mas os que estão à sua volta: sua família, seus amigos e colegas. Afeta comunidades e sociedades e tem um alto custo social e econômico. Devido ao estigma associado à depressão, poucos querem falar sobre ela."
Para a diretora da OPAS/OMS, é tempo de romper o silêncio e acabar com os preconceitos que cercam esse transtorno mental. "Toda pessoa com depressão merece apoio, respeito e bons cuidados", ressaltou.
Ainda de acordo com a OMS, cerca de 5,8% da população brasileira sofrem de depressão, um total de 11,5 milhões de casos. Em nível mundial, o índice é o maior na América Latina e o segundo maior nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos, que registram 5,9% da população com o transtorno e um total de 17,4 milhões de casos. Ainda segundo a entidade estima-se que mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão.
Importa lembrar que, no âmbito do serviço público federal, foi instituída os Princípios, Diretrizes e Ações em Saúde Mental, por meio da Portaria SRH/MP nº 1.261, de 2010, que visam orientar os órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - SIPEC.
A Portaria objetiva oferecer aos servidores públicos federais, em particular
aqueles que atuam nas áreas de saúde e de gestão de pessoas, disponibilizando um conjunto de parâmetros e diretrizes para nortear a elaboração de projetos e a consecução de ações de atenção à saúde do servidor, em especial para as áreas da promoção à saúde; assistência terapêutica; reabilitação; informação, formação, comunicação e pesquisa em saúde mental.
A referida norma deve ser adotada como referência nas ações de promoção da saúde dos órgãos e entidades que compõem o SIPEC, ao encontro da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal, estabelecida pelo Governo Federal por meio do Decreto nº 6.833 de 2009.
Fonte: OPAS OMS.