Notícias
Brasil ultrapassa 90% de taxa de cura para Hepatite C
Além disso, elas apresentam efeitos colaterais mínimos e proporcionam um tempo menor de tratamento (de 12 a 24 semanas). Antes, esse período chegava a um ano, como aconteceu com Neris. Com o novo protocolo, ele iniciou novamente o tratamento com daclatasvir e sofosbuvir, associado à ribavirina. Em três meses, estava curado.
Atualmente, com intermediação da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), países membros do Mercosul negociam a compra conjunta de um medicamento de nova geração para tratar a hepatite C. A quantidade será definida pelos governos em concordância da demanda de cada país. A aquisição dos medicamentos será feita pelo Fundo Estratégico da OPAS/OMS. Equipes técnicas da instituição também apoiam o Ministério da Saúde no desenvolvimento de novos protocolos clínicos.
Vale lembrar, que a OPAS/OMS lançou em outubro de 2015 um Plano de Ação para prevenção e controle de hepatites virais e convocou seus Estados-Membros a priorizarem a hepatite C como uma questão de saúde pública, promovendo e integrando respostas abrangentes e estabelecendo metas específicas para enfrentar os desafios que essa doença infecciosa apresenta. O documento estabelece metas, estratégias e objetivos para o controle das hepatites, com foco nos tipos A, B e C.
Informações complementares podem ser obtidas no Blog Saúde, sob a responsabilidade do Ministério da Saúde (link abaixo).
Fonte: OPAS/OMS
Links