Lançamento de livro do LideraGov celebra diversidade da quinta turma do programa
Resumo
Obra coletiva destaca papel da liderança inclusiva na administração pública brasileira .
Descrição
Os participantes da turma LideraGOV 5.0, programa de desenvolvimento de lideranças da administração pública federal, lançaram em Brasília (DF), o livro “Diversidade que Transforma: lideranças para um serviço público mais inclusivo, justo e eficiente”, obra de autoria coletiva da turma. O evento, composto por dois dias de celebração, também marcou o encerramento da 5ª edição do Programa LideraGOV. A abertura ocorrida nesta quarta-feira (4/2) foi marcada por troca de experiências e pelo lançamento da obra.
A edição 5.0 teve reserva de vagas para pessoas negras, com deficiência, quilombolas, indígenas e trans, além da paridade de gênero entre os participantes. A turma reuniu 49 servidoras e servidores de 15 unidades da federação, vinculados a 27 órgãos e 36 cargos distintos.
O livro “Diversidade que Transforma” é de autoria coletiva dos alunos da 5ª edição do LideraGOV. A publicação reúne relatos e reflexões tendo como ponto central a diversidade como estratégica para a liderança que visa a transformação do serviço público. Trajetórias pessoais e profissionais foram transformadas em reflexões que ampliam o olhar sobre o papel da liderança no Estado.
Um dos pontos altos foi a mesa intitulada "O Legado da 5° Edição para a Formação de Lideranças Públicas". Participaram o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso, a diretora de Políticas Afirmativas do Ministério da Igualdade Racial (MIR), Marcilene Garcia, e a diretora de Educação Executiva da Enap, Iara Alves.
A quinta edição do programa simbolizou a conclusão de um ciclo marcado pela pluralidade de vivências. “O LideraGOV se institucionaliza em momento relevante da realidade nacional, em um governo que veio salvar a democracia e recuperar as capacidades do Estado. O programa incorporou as inovações da gestão implementadas desde 2023. Tem a ver com uma aposta na diversidade e representatividade como caminho para se realizar e acompanhar políticas públicas, em uma missão civilizatória e transformadora", assinalou José Celso.
O programa alinha competências de lideranças com o fortalecimento da diversidade como eixo estratégico da formação de servidores públicos. "A cerimônia de hoje é também um convite: que vocês levem para seus órgãos e equipes uma liderança que combina coragem com escuta; firmeza com empatia; técnica com ética; resultado com justiça. Liderar no serviço público é, muitas vezes, fazer escolhas em cenários imperfeitos. E, justamente por isso, liderança aqui é sempre responsabilidade com as próximas gerações", disse Iara Alves.
Para Marcilene Garcia, a efetividade das políticas públicas depende também da forma como a administração pública conduz a diversidade dos servidores envolvidos. "O LideraGOV traz o processo de formar uma administração que transforma, criando um serviço público mais justo, inclusivo e eficiente. As pessoas negras, indígenas, quilombolas, ciganas, com deficiência e trans são fundamentais para atuar nesta mudança. Que possamos desenvolver nossa criatividade, livres da discriminação. A diversidade permite políticas públicas mais efetivas", ressaltou a diretora do MIR.
Natália Nascimento, coordenadora do Programa LideraGOV, destacou que a publicação reúne os aprendizados construídos ao longo da jornada formativa e transforma a experiência da turma em entrega concreta para o serviço público. “Este livro é fruto de um esforço coletivo que transforma a experiência do programa em contribuição concreta para a gestão pública. Os autores e autoras estão de parabéns por este resultado que tem o potencial de se tornar uma referência nos temas diversidade e inclusão na administração pública”, afirmou Natália Nascimento, coordenadora do Programa LideraGOV.
Na palestra “O Amanhã não Está à Venda - Liderança Pública como Gesto de Cuidado”, com Mafoane Odara, executiva de Recursos Humanos, psicóloga, ativista e professora do LideraGOV, foi debatida a importância de o servidor atuar na administração pública como agente transformador de vidas. "Eu me dedico a processos que modifiquem a trajetória das pessoas. Esse programa é muito potente para o projeto de país que queremos", afirmou.
Consolidação da rede da 5ª turma
A palestra “Liderança Pública a serviço do Brasil”, apresentada pelo secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso, convidou à reflexão sobre os desafios contemporâneos da administração pública e o papel das lideranças na promoção de um serviço público mais eficiente, ético e inclusivo. Mediada por Iara Alves, diretora de Educação Executiva da Enap, a palestra do secretário dialogou diretamente com os temas apresentados ao longo do curso.
A experiência da edição 5.0, que contou com significativa participação de pessoas com deficiência e com ampla diversidade racial, regional e de gênero, foi citada como exemplo concreto de como ambientes diversos geram inovação e aprendizado coletivo. "Três características são importantes para o acervo de formação e atuação dos líderes do futuro: o desenvolvimento de um pensamento prospectivo, uma perspectiva crítica da realidade brasileira e uma visão sobre as políticas de um estado democrático", apontou o secretário.
O secretário ainda enfatizou a importância de se entender o papel do estado. "Temos de trabalhar uma visão positiva do Estado, ética, que mobilize as energias em torno de uma transformação de impacto. É necessário atuar para profissionalização da burocracia, ancorada teoricamente e engajada a determinados propósitos, com uma visão comum de país e desenvolvimento", afirmou.
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi citado como exemplo do desafio propor algo novo para propor uma solução para a fragilidade em que o serviço público se encontrava. "Combinamos soluções de gestão para realizar as provas em 228 cidades das cinco regiões com alterações conceituais no sentido de apostar na diversidade e na representatividade regional", avaliou.
Iara da Paixão, coordenadora-geral de Desenvolvimento de Altas Lideranças da Enap, enfatizou a rede de profissionais formada pelo programa, que se aperfeiçoa a cada edição. "Temos nos servidores que passaram pelo LideraGOV uma rede de pessoas comprometidas com as transformações do setor público e as entregas para os cidadãos.", afirmou.
A presidenta da Rede LideraGOV e membro do Grupo Gestor do Programa, pelo MGI, Priscila Aquino lembrou que, em sua quinta edição, o programa já contabiliza sete turmas e 288 líderes formados, tendo virado política de estado em 2024. " O principal objetivo deste grupo é manter o engajamento, com troca de experiências e boas práticas, além de colocar os projetos planejados em prática", contou Aquino.
"Considero o LideraGOV como grande esperança para ter gente preparada para gestão", completou a representante dos egressos no Grupo Gestor da Rede, Rosinadja Morato, do IBGE, também egressa do programa.
A oficina de conexão da Rede LideraGOV promoveu um espaço de troca entre egressos e participantes, com foco na manutenção dos vínculos construídos ao longo do programa e na articulação de iniciativas conjuntas. O LideraGOV vai além da formação individual e aposta na construção de uma comunidade de lideranças comprometidas com a transformação do serviço público.
Categoria
Finanças, Impostos e Gestão Pública