Nosso Manifesto
Por uma Gestão de Pessoas no Setor Público orientada por dados e evidências e centrada nas pessoas
Nós, gestores, líderes e servidores públicos, comprometidos com a construção de um serviço público mais eficiente, transparente e inovador, declaramos este manifesto como guia orientativo para a proposição e implementação de políticas e práticas de gestão de pessoas orientadas por evidências e com impacto em pessoas, servidores públicos e cidadãos, e em resultados para a sociedade brasileira, com base nos seguintes princípios:
1. Transformação Digital como Pilar da Modernização
Reconhecemos que a transformação digital é essencial para um serviço público mais ágil e eficiente. Investir em tecnologias avançadas e plataformas integradas, como o SouGov e o Observatório de Pessoal, é fundamental para otimizar a gestão de pessoas. A digitalização dos processos, o uso de ferramentas de automação, a implementação de sistemas de gestão unificados e o treinamento de pessoas que estarão engajadas no processo de modernização são essenciais para gerar efetividade a partir de um ambiente de trabalho moderno, transparente e inclusivo.
Compromisso: Priorizar o desenvolvimento e uso de tecnologias que melhorem a experiência dos servidores e cidadãos, garantindo um serviço público mais acessível, eficiente e integrado.
2. Governança de Dados como Base para Decisões Informadas
Acreditamos que a governança de dados é um pilar fundamental para a gestão eficiente de pessoas. Dados de qualidade, acessíveis e bem estruturados são a chave para garantir decisões mais informadas e assertivas. A padronização e proteção de dados sensíveis e o uso ético das informações são premissas essenciais para uma governança responsável que preserve o bem-estar e segurança das pessoas e das organizações.
Compromisso:
Criar e apoiar estratégias que fortaleçam estruturas de governança de dados que garantam a confiabilidade, segurança e integridade dos dados de gestão de pessoas, promovendo a transparência e a ética em seu uso.
3. People Analytics e o Uso de Evidências para Gestão Estratégica
A gestão de pessoas no setor público deve ser orientada por evidências científicas aplicadas que forneçam subsídio estratégico para a tomada de decisão e ação, de acordo com o nível de maturidade mais elevado na gestão de pessoas, People Analytics. Para gerar insights de pessoas que aumentem resultados, a gestão de pessoas com People Analytics conta com seis áreas macro de competências: comunicação - com o storytelling com dados, foco nos resultados, gestão de pessoas, psicologia organizacional, consultoria e análises de dados.
O People Analytics empodera a ação da gestão de pessoas em todas as fases do ciclo de vida do empregado, a partir da identificação de tendências orientadas pelos dados, contribuindo para otimizar a alocação de talentos, melhorar o desempenho e aumentar o engajamento e bem-estar dos servidores. A tomada de decisão assertiva e fundamentada em dados e evidências deve ser a norma, e não a exceção, na administração pública.
Fomentar uma cultura de tomada de decisões baseada em dados e evidências, educando todos os servidores para ter uma maior maturidade analítica e inteligência de pessoas, usando as informações disponíveis para melhorar continuamente as políticas de gestão de pessoas e promover o desenvolvimento dos servidores.
4. Foco no Desenvolvimento Humano e na Inovação
Valorizamos o desenvolvimento contínuo das competências dos servidores, reconhecendo que a inovação no setor público nasce de pessoas bem-preparadas, da formação de rede, da troca de conhecimentos e do engajamento de diferentes atores. A transformação digital e o uso de dados não podem ser fim em si mesmos, mas instrumentos para potencializar o desenvolvimento e bem-estar humano, promover a inovação, a formação de redes e aprimorar a gestão de pessoas.
Compromisso:
Buscar implementar políticas que incentivem o crescimento e a educação dos servidores, promovendo um ambiente de trabalho que estimule a inovação, o aprendizado contínuo, a colaboração e a diversidade.
5. Equidade, Diversidade, Inclusão e Pertencimento
A gestão de pessoas no setor público deve refletir os valores de equidade, diversidade, inclusão e o pertencimento, promovendo um ambiente de trabalho não apenas justo e acessível para todos, mas um em que todos se sintam convidados a contribuir e ter voz. As decisões baseadas em evidências devem sempre considerar a pluralidade de perspectivas e zelar para que nenhum grupo tenha sua participação inibida ou limitada.
Compromisso:
Fomentar práticas de gestão de pessoas que garantam equidade de oportunidades, valorizem a diversidade como vetor de inovação, inclusão de todos os servidores em um ambiente de respeito e colaboração que os convide e proporcione segurança para que possam contribuir e expressar sua voz.
6. Responsabilidade e Transparência
Como servidores públicos, estamos comprometidos com a responsabilidade e a transparência na gestão de pessoas. O uso de dados e de ferramentas de análise deve ser conduzido com ética, garantindo que as políticas de gestão de pessoas sejam claras, acessíveis e compreendidas por todos os envolvidos e que a segurança e bem-estar de todos seja uma prioridade.
Compromisso:
Estabelecer mecanismos de transparência para que todos os servidores e cidadãos possam acompanhar e entender as práticas de gestão de pessoas, promovendo a responsabilidade e a confiança pública e a segurança e bem-estar de servidores e cidadãos.
7. Cooperação e respeito à contribuição integrada de cada um dos atores no ecossistema de People Analytics (unidade de próposito)
Intuito e compromisso de fazer
Conclusão
Este manifesto reflete nosso compromisso em fomentar uma gestão de pessoas no setor público que seja moderna, eficiente e centrada nas pessoas. Acreditamos que a governança de dados, a abordagem de people analytics e a transformação digital são caminhos essenciais para elevar a maturidade da administração pública, gerando impacto positivo no desempenho e na satisfação dos servidores e, por consequência, na qualidade do serviço oferecido aos cidadãos.
Com este manifesto, reafirmamos nossa dedicação em construir um setor público mais ágil, transparente e orientado para resultados, em que a gestão de pessoas seja feita com responsabilidade, inovação e respeito.