Notícias
MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAL
Servidores interessados em participar de programa de intercâmbio devem manter currículo atualizado no SouGov
Servidores públicos federais interessados em participar do programa de intercâmbio, fruto do acordo firmado entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Grupo Banco Mundial (WBG), devem ficar atentos, pois todas as oportunidades serão divulgadas no aplicativo SouGov, na aba “Currículo e Oportunidades”.
Para concorrer às vagas, os servidores precisam manter atualizadas todas as suas informações, incluindo formações e trilhas de capacitação já realizadas, bem como experiências acumuladas ao longo de sua trajetória e que contribuem para o desenho de seu perfil profissional.
A atualização dos dados dos servidores é de fundamental importância, não apenas para garantir o acesso a vagas e oportunidades, mas também para possibilitar a busca ativa de perfis profissionais que possam atuar em outros projetos e situações emergenciais em todo o país.
“O acordo firmado com o Banco Mundial reforça o papel do Brasil como referência no conhecimento técnico e nas políticas públicas, representando um marco na movimentação de pessoal, e contribuirá muito para o desenvolvimento profissional dos servidores que serão selecionados”, destaca a diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal do MGI, Maria Aparecida Chagas Ferreira. Ela ressalta, ainda, que o acordo fortalece o uso do SouGov como ferramenta de gestão de pessoas, o que evidencia a importância da atualização cadastral pelos servidores e pelas unidades de gestão de pessoas.
Como vai funcionar o programa?
O MGI e o WBG assinaram, em 21 de agosto, um memorando de entendimento para incluir o Brasil no Global Fellowship Program, iniciativa do WBG que promove intercâmbios para servidores públicos de países-membros. O acordo abre oportunidades para que os servidores participem de seleções para atuar no cenário internacional, contribuindo para sua formação, para experiências ao longo da jornada profissional e para o desenvolvimento social, político e econômico mundial.
A participação dos servidores dependerá de acordos a serem celebrados para cada processo seletivo de intercâmbio, de maneira coordenada com as organizações públicas do Poder Executivo do governo federal que se interessarem pela iniciativa.
O intercâmbio terá duração prevista de um ano, sob supervisão do escritório do Grupo Banco Mundial no país de destino, mantendo-se o vínculo funcional com o órgão de origem, ao qual a pessoa participante deverá retornar ao final do período.
Alguns dos critérios de elegibilidade para participar da iniciativa serão proficiência em inglês, experiência técnica comprovada, experiência em ambiente multicultural e pensamento estratégico. Ainda serão definidas as áreas técnicas prioritárias do programa, buscando temáticas que sejam do interesse do Brasil e do Grupo Banco Mundial.