Notícias
CINE BLOCO K
Edição de setembro do Cine Bloco K comemora os 61 anos do Ipea e a biografia do economista Celso Furtado
Os ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Planejamento e Orçamento (MPO) promovem nesta quinta-feira (25/9), às 12h, uma edição especial do projeto Cine Bloco K. Em celebração ao 61º aniversário do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), será exibido o documentário O Longo Amanhecer, de José Mariani, cinebiografia do economista Celso Furtado, um dos grandes pensadores brasileiros e o primeiro titular da pasta de Planejamento, criada em setembro de1962.
O Cine Bloco K é uma plataforma de exibição de filmes e documentários sobre cultura popular, história, memória e produção audiovisual brasileira, em diálogo com os desafios das políticas públicas do país. A ação é organizada pelas Assessorias de Participação Social e Diversidade dos dois ministérios e integra os respectivos Planos de Integridade.
A sessão de setembro será aberta com uma contextualização da obra, seguida de sua exibição no auditório do Bloco K. Para quem não puder comparecer presencialmente, haverá transmissão ao vivo pelo Microsoft Teams.
Serviço: Cine Bloco K – Edição Especial IPEA
O Longo Amanhecer - Cinebiografia de Celso Furtado
Uma análise das ideias do economista Celso Furtado e de sua participação em diversos projetos desenvolvidos no Brasil a partir dos anos de 1940. Por meio de depoimentos de intelectuais, é formado um panorama da história recente do Brasil.
Direção: José Mariani
Duração: 73 min
Horário: 12h
Data: 25/9
Local: Auditório do subsolo – Bloco K – Esplanada dos Ministérios
Exibição online: via Teams
Celso Furtado
Celso Furtado foi um dos maiores economistas brasileiros. Nascido em Pombal, interior da Paraíba, durante a década de 20, formou-se em Direito e integrou a Força Expedicionária Brasileira que lutou na Itália, na Segunda Guerra Mundial. Apesar de advogado, estudou economia durante toda sua vida, em especial as desigualdades regionais e o subdesenvolvimento do país tendo pensado suas causas e consequências.
Sob a presidência de João Goulart, assumiu o recém-criado Ministério do Planejamento, pensando em como o Estado poderia planejar o país para sua industrialização e a superação do subdesenvolvimento. Além do pensamento econômico brasileiro, influenciou também o pensamento latino-americano por suas contribuições na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).
Seu legado é imensurável, sendo até hoje um dos economistas brasileiros mais estudados, sobretudo por meio de sua obra “Formação Econômica do Brasil”. Esta edição do Cine Bloco K reforça a perspectiva de um Brasil soberano, através da visão desenvolvimentista de um economista integralmente comprometido com o crescimento do Brasil.