Notícias
AÇÃO CLIMÁTICA
Gestão promove encontro pré-COP 30 sobre responsabilidade e ação climática das estatais
Foto: Divulgação
No marco dos preparativos à COP 30, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), realizará o Encontro Global sobre Empresas Estatais e Ação Climática, no Rio de Janeiro, no dia 15/10. O evento será sediado no Cenpes, centro de pesquisa da Petrobras, parceira da iniciativa. Autoridades nacionais e internacionais debaterão o papel estratégico das estatais frente aos desafios da transição energética e da governança empresarial alinhada à agenda do clima.
A abertura do encontro contará com a participação da ministra da Gestão, Esther Dweck, além das presidentes da Petrobras, Magda Chambriard, e do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, do diretor-geral da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Fernandes, e do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri. Além de lideranças de empresas públicas brasileiras, estarão presentes especialistas acadêmicos, de governo e da sociedade civil.
Programação
A programação contém quatro painéis temáticos. Pela manhã, o debate começa com o tema da transição energética justa, abordando desafios e oportunidades para acelerar a adoção de modelos de crescimento de baixo carbono. Em seguida, será discutido o cenário global, com foco nos negócios do Estado e nos efeitos das mudanças climáticas sobre as estratégias das empresas públicas.
Entre as presenças confirmadas, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Prado, modera painel com a líder da Petronas no Brasil, Suhana Sidik; do diretor da Itaipu Binacional e representantes da Petrobras e da Federação Única dos Petroleiros. A secretária de coordenação de estatais do MGI, Elisa Leonel; por sua vez, coordena uma conversa internacional com autoridades do Sistema de Empresas Públicas (Chile), do Banco de Desenvolvimento Empresarial (Colômbia); e, online, do Ministério das Finanças (Alemanha) e da Comissão de Supervisão de Ativos Estatais (China).
No período da tarde, o foco estará nas finanças verdes para o desenvolvimento sustentável, com discussões sobre instrumentos financeiros e políticas públicas voltadas para apoiar setores estratégicos. Por fim, o painel sobre ação climática, transição justa e segurança alimentar tratará das relações entre políticas de enfrentamento da mudança do clima, inclusão social e fortalecimento de sistemas alimentares resilientes.
Estão confirmados, nas sessões acima, os presidentes da Embrapa, Silvia Massruhá, e da Conab, Edegar Pretto; o secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeux; além dos pesquisadores Tilman Altenburg, do Instituto Alemão de Desenvolvimento e Sustentabilidade, e Jayati Ghosh, da Universidade de Massachussets. Completam os painéis representantes do BB, do BNDES, da CAIXA, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
A programação e a lista completa de convidados serão divulgadas oportunamente.
Preparação à COP 30
O encontro constitui oportunidade para discutir como as estatais, ao investir diretamente, ou estimular cadeias produtivas, em infraestrutura e tecnologia, podem atuar na conversão das economias para padrões de crescimento de baixo carbono. Além de acelerar a mudança na matriz energética, as empresas controladas pelo Estado têm a missão e as condições de promover inclusão social, inovação e fortalecimento da autonomia tecnológica em países em desenvolvimento.
A expectativa é que o debate contribua para reforçar o papel das empresas estatais como catalisadoras de uma transformação produtiva inclusiva, sustentável e resiliente. Isso está em linha com a atuação do governo federal e com os compromissos globais de redução das emissões e adaptação climática assumidos pelos países da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, inclusive o Brasil.