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GESTÃO INOVADORA
Ciência comportamental é usada para ampliar engajamento de usuários na plataforma Contrata+Brasil
Considerada tendência pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) no desenvolvimento de políticas públicas no mundo, as ciências comportamentais vêm sendo utilizadas cada dia mais nas iniciativas do Governo Federal para a promoção de políticas públicas mais eficazes. Na última semana de outubro, a equipe da Unidade de Ciências Comportamentais (CINCO) do Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) participou de uma live aberta contando sua experiência no uso do método FCINCO para mapeamento de sludges (barreiras) na plataforma do Contrata+Brasil.
A “Live C³: FCINCO Mapeamento Anti-Sludge" foi aberta, gratuita e destinada à comunidade de Ciências Comportamentais. No encontro, as servidoras Adriana Mascarenhas e Janaína Piana contaram como o método FCINCO, desenvolvido pela unidade, tem auxiliado o programa Contrata+Brasil a identificar quais barreiras práticas, emocionais ou sociais, conhecidas como sludges, podem atrapalhar o acesso à plataforma.
O Contrata+Brasil, lançado no começo deste ano pelo governo federal, é uma plataforma de oportunidades de negócios do governo brasileiro que conecta, de forma simples e rápida, compradores públicos da União, estados e municípios e fornecedores em todo o país, inicialmente microempreendedores individuais (MEIs). A plataforma está em fase de expansão para novos mercados e fornecedores e compõe o catálogo de soluções federativas do MGI para estados e municípios do Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI).
A aplicação das Ciências Comportamentais
A CINCO, em seu trabalho, estuda como o comportamento humano e a tomada de decisão, combinando psicologia, economia, sociologia, neurociência e outras áreas, motivam as ações das pessoas em contextos reais. O objetivo é usar esse conhecimento para criar intervenções que influenciem o comportamento para melhorar o engajamento do cidadão com a política pública.
A live foi uma oportunidade de apresentar um caso prático de aplicação dos conhecimentos das Ciências Comportamentais para a melhoria de serviços públicos digitais para os cidadãos brasileiros, com a retirada de barreiras (sludges) que comprometem a interação de usuários e usuárias com o governo.
Ao apresentar a recente experiência da aplicação do método FCINCO no site do Contrata+Brasil, a responsável pelo projeto na CINCO, Adriana Mascarenhas, detalhou o processo de trabalho com a plataforma e reforçou a importância do envolvimento das equipes de programas ou serviços mapeados.
“Após a etapa de coleta de dados com usuários e a análise prévia dos resultados, tivemos uma oficina de cocriação com a equipe do Contrata+Brasil, na qual discutimos juntos as diferentes jornadas observadas e as barreiras que comprometiam o engajamento dos usuários”. E reforça: “esse envolvimento da equipe é muito importante para termos uma visão mais completa do mapeamento e pensarmos em novas estratégias de intervenção para aprimorar a interação com os usuários e usuárias”, concluiu Adriana.
O método utilizado, FCINCO Anti-sludges, foi desenvolvido pela CINCO com o objetivo de criar uma ferramenta brasileira alinhada à realidade do país e aos desafios para o amplo acesso aos serviços públicos digitais. Segundo Adriana, “o FCINCO anti-sludge permite identificar essas barreiras e compreender seus impactos nas pessoas usuárias”.