Notícias
POLÍTICAS PÚBLICAS
MGI lança guia prático para aplicar Ciências Comportamentais em políticas públicas
Publicação orienta gestoras e gestores sobre como usar o conhecimento científico para melhorar os resultados de programas e serviços públicos.
A forma como as pessoas tomam decisões influencia diretamente o sucesso de políticas públicas. As Ciências Comportamentais estudam justamente esses comportamentos, valores, motivações e hábitos — e como eles afetam o indivíduo, a sociedade e os demais atores envolvidos na formulação de políticas. Para apoiar a aplicação prática desse conhecimento no setor público, a Unidade de Ciências Comportamentais (CINCO), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), lançou o Guia Metodológico-CINCO.
O guia é uma ferramenta prática que ajuda gestores e equipes técnicas a utilizarem as Ciências Comportamentais em todas as etapas da formulação e implementação de políticas públicas. Ele está estruturado em cinco fases: Comportamento, Insights, Novas Estratégias, Checagem e Orquestração. A metodologia é baseada em referências internacionais e foi adaptada à realidade brasileira.
Para explicar melhor o uso do guia, conversamos com a coordenadora da CINCO, Marizaura Camões.
Como o Guia pode ajudar a melhorar os resultados de uma política pública?
O Guia funciona como um passo a passo. Ele ajuda os gestores a identificar quais comportamentos — ligados ao processo de tomada de decisão das pessoas envolvidas — podem estar dificultando os resultados esperados. A metodologia propõe identificar barreiras e alavancas para esses comportamentos, desenvolver intervenções para promover mudanças, testar soluções com base em evidências e, quando houver bons resultados, aplicar em larga escala.
Essa metodologia já foi aplicada em políticas públicas reais? Quais os resultados?
Sim. O Guia apresenta exemplos de projetos nos quais a metodologia foi usada com políticas públicas. Em breve, os relatórios detalhados desses projetos estarão disponíveis no site da CINCO.
Quem não tem experiência com Ciências Comportamentais consegue usar o Guia?
Sim. O material foi pensado para ser acessível a qualquer servidora ou servidor público, independentemente da formação ou experiência. Apenas a fase de "Checagem" demanda maior conhecimento técnico, pois envolve testes das intervenções usando métodos quantitativos e/ou qualitativos. Ainda assim, há apoio para quem quiser se aprofundar.
Além do Guia, a CINCO oferece outros materiais de apoio no site e promove oficinas práticas. Também criou a Rede CINCONECTE, uma comunidade que reúne pessoas interessadas no tema e oferece conteúdos, cursos e eventos.
Outros órgãos públicos podem adotar essa metodologia? Há planos de expansão?
Sim. A CINCO tem ampliado sua atuação por meio de parcerias com órgãos do governo federal, estadual e municipal. Além disso, oferece capacitações, apoio técnico e publica conteúdos com orientações práticas para quem deseja implementar intervenções comportamentais.
Nosso objetivo é ampliar o uso das Ciências Comportamentais no setor público, ajudando equipes a iniciar projetos com base em conceitos e ferramentas dessa área.