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SPU acolhe novos servidores e reforça papel estratégico da gestão do patrimônio público
Nesta segunda-feira (30/6), a Secretaria do Patrimônio da União, vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SPU/MGI) promoveu o Encontro de Novos Servidores, uma iniciativa de ambientação voltada aos profissionais que ingressaram recentemente na carreira pública federal. O evento contou com a participação da secretária do Patrimônio da União, Carolina Gabas Stuchi, e de Maria Fernandes Caldas, consultora sênior do Lincoln Institute of Land Policy, que compartilharam relatos inspiradores e reflexões sobre o papel do serviço público na transformação da realidade social e ambiental do país.
Em sua fala, a secretária Carolina Stuchi destacou que o trabalho desenvolvido pela SPU é fruto de uma construção coletiva e de longo prazo, em parceria com diferentes ministérios e instituições. “Por vezes, a gente também vai trabalhar num processo, numa iniciativa, e não ver resultado daquilo de forma imediata. Cada um vai colocando, dentro da sua competência, uma contribuição, e isso, às vezes, só aparece no médio ou longo prazo”, observou.
Ela frisou que o trabalho na SPU envolve grande responsabilidade na gestão do patrimônio público e falou da importância de os novos servidores compreenderem a missão institucional e se familiarizarem com os principais processos que estruturam as atividades da secretaria (incorporação, caracterização, cadastramento de imóveis, destinação e arrecadação). Além dessas atividades centrais, a SPU desenvolve processos transversais, programas e estratégias que exigem uma atuação integrada entre as equipes.
Para a secretária, o fortalecimento das relações profissionais e o estímulo a práticas colaborativas são fundamentais para o alcance dos objetivos institucionais. Ela mencionou a importância da chegada dos novos servidores e destacou a importância do uso estratégico dos recursos disponíveis para fortalecer a atuação da secretaria. “Precisamos pensar estratégias eficientes para direcionar esforços e entregar melhores resultados à sociedade”, explicou.
Stuchi também pontuou prioridades como o Programa Imóvel da Gente, que busca destinar propriedades federais sem uso ou ociosas a finalidades sociais e estratégicas, incluindo regularização fundiária, políticas públicas e projetos vinculados ao Novo PAC.
A consultora sênior do Lincoln Institute of Land Policy, Maria Carolina, destacou que o serviço público não é apenas uma ocupação, mas um compromisso com o interesse coletivo. Ela chamou atenção para a crise de confiança que a carreira pública enfrenta na sociedade. Para ela, a maioria dos servidores é composta por pessoas comprometidas com o bem público.
Por fim, ela relacionou o trabalho da SPU aos desafios sociais e ambientais do Brasil. “Vocês estão decidindo questões que podem transformar a condição de vida dessas pessoas”, ressaltou. Para ela, a crise climática tende a agravar ainda mais as vulnerabilidades socais, e a gestão do território se torna essencial para a justiça social.
O Encontro de Novos Servidores reforçou a importância do compromisso ético, do senso de responsabilidade coletiva e da consciência do impacto social e ambiental do trabalho desenvolvido na SPU. As reflexões apresentadas evidenciaram que a gestão do patrimônio público vai muito além de procedimentos burocráticos, envolvendo a missão de zelar por bens que podem transformar a vida de milhões de brasileiros e enfrentar desafios históricos.