Notícias
GESTÃO DE PESSOAS
Ministério da Gestão promove o primeiro encontro do ano entre servidores da Decipex em todo o Brasil
José Celso ressaltou que a Decipex é uma diretoria com um grande número de profissionais atuando em questões de alta complexidade. Foto: André Correa
Foi realizado nesta sexta-feira (31/1) o primeiro Encontro Decipex 2025 com o objetivo de reunir servidores e debater temas relacionados à Diretoria de Serviços de Aposentados e Pensionistas e de Órgãos Extintos (Decipex), vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), O evento ocorreu no auditório do DNIT, em Brasília, com a participação presencial de servidores e a conexão remota das unidades regionais da Decipex no Rio de Janeiro, Amapá, Rondônia, Roraima e demais estados brasileiros. A abertura da programação foi conduzida pelo secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso.
José Celso destacou que a Decipex é uma diretoria que possui enorme quantitativo de pessoas atuando em temas de alta complexidade. “Momentos como este são fundamentais para promover a sociabilidade, para que os colegas que, muitas vezes, conversam apenas on-line, possam se conhecer, trocando ideias e compartilhando experiências”, afirmou o secretário.
Ele também enfatizou que os temas da diretoria, que exigem trabalho árduo, precisam ser visualizados no Planejamento Estratégico da SGP. José Celso apontou que o maior desafio da gestão de pessoas, paradoxalmente, é humanizar as relações de trabalho. “Os sistemas informatizados e os normativos são relevantes para nos dar norte e racionalizar nosso trabalho, porém, ao longo dos anos, ao invés de aproximarem as pessoas, as afastaram. Trata-se de um fenômeno mundial e temos que recuperar a dimensão humana”, comentou.
Segundo Marco Aurélio Alves da Cruz, diretor da Decipex, em 2025 foram abertas novas frentes de trabalho para a área. “Viemos de um processo de melhor estruturação de nossas atividades, de formação da equipe, de resolução de passivos e de algumas carências que tínhamos”, observou Marco. “Já temos um time muito bem estabelecido e processos de trabalho compreendidos. Podemos avançar cada vez mais para atender às necessidades daqueles que são nossa razão de existir: os aposentados, os pensionistas e os anistiados políticos”, reforçou.
O encontro foi uma oportunidade para fortalecer o trabalho da diretoria, promovendo a troca de conhecimento e alinhamento estratégico entre os servidores espalhados por todo o Brasil.