Notícias
GESTÃO PÚBLICA
Estudo em parceria entre MGI e Instituto português analisa gestão do trabalho e desempenho no setor público brasileiro
Oficinas sobre estudo da gestão do trabalho na administração pública federal. Foto: André Corrêa
Entre os dias 18 a 20 de fevereiro, Brasília recebeu a fase presencial dos estudos sobre a gestão do trabalho na Administração Pública Federal, realizados a partir de cooperação técnica firmada entre o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD). A pesquisa, iniciada em setembro de 2024, tem como objetivo compreender, em perspectiva comparada com demais práticas dos países membros do CLAD, os desafios da gestão do trabalho e desempenho dos servidores públicos no Brasil.
A pesquisa está sendo conduzida pelo Instituto Nacional de Administração (INA) de Portugal, escolhido por trazer um olhar externo ao da América Latina. A entidade irá realizar levantamento sobre práticas de teletrabalho e gestão por resultados nos países membros do CLAD, em especial o Brasil. A primeira fase foi direcionada a todos os servidores e chefias de órgãos e entidades do governo federal brasileiro com Programa de Gestão e Desempenho (PGD) em execução que desejaram responder a um questionário on-line. Mais de 20 mil pessoas participaram, gerando dados qualitativos e quantitativos sobre a gestão do trabalho. O estudo contribuirá especialmente para o avanço do PGD do governo federal.
Essa segunda fase contou com oficinas presenciais entre as pesquisadoras portuguesas e 34 órgãos e entidades com PGD representados pelas 42 pessoas presentes, além de 10 entrevistas individuais com dirigentes. Essa etapa final visa, segundo a técnica superior da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público de Portugal, Elda Morais, parceira do INA no projeto, a aprofundar detalhes sobre a prática de teletrabalho e gestão por resultados nos órgãos. “Às vezes nos questionários nós perdemos alguma riqueza de informação, que pode ser percebida numa conversa. Tudo isso ajudará a compor o relatório”, completa.
A última fase será de análise de todos os dados qualitativos e quantitativos capturados, com o objetivo de identificar tanto os pontos fortes quanto as oportunidades de melhoria, em comparação com outros países. “Recolhemos os dados, relatamos a realidade encontrada e entregamos recomendações estratégicas para o Brasil de boas práticas de outros países”, revela a pesquisadora do INA, Suzana Martins. A previsão de conclusão do trabalho de pesquisa é em abril deste ano.
O Instituto Nacional de Administração é uma instituição pública portuguesa dedicada à criação, transmissão e disseminação do conhecimento na área da Administração Pública em Portugal. Sua missão é promover a inovação e modernização por meio de formação, pesquisa científica e assessoria técnica, além de contribuir para a qualificação, capacitação e valorização dos servidores públicos portugueses.