Notícias
CIÊNCIAS E PESQUISA
Ipea convida servidores federais a participar de pesquisa sobre evidências e mudança do clima
Foto: Divulgação/Ipea
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) está conduzindo uma pesquisa nacional sobre o uso de evidências científicas na formulação e implementação de políticas públicas voltadas à mudança do clima. O estudo é realizado em parceria com o Institute of Development Studies (IDS), da Universidade de Sussex, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), com apoio da British Academy.
A iniciativa busca compreender como servidoras e servidores públicos federais percebem, utilizam e incorporam evidências científicas no processo decisório, especialmente em um contexto de crescente complexidade das políticas climáticas. O foco está nas práticas, nos desafios e nas oportunidades associados ao uso de evidências no âmbito da administração pública federal.
Segundo Luseni Aquino, diretora da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest/Ipea), o estudo permite qualificar a compreensão sobre o papel das evidências no interior do governo. “Ao analisar como dados e informações são produzidos, percebidos e utilizados na administração pública federal, especialmente em um tema estratégico como a mudança do clima, o estudo contribui para o aprimoramento das políticas públicas e para o fortalecimento de processos decisórios informados por evidências”, afirma.
O objetivo é contar com a contribuição mais ampla possível do público-alvo da pesquisa. A participação ocorre por meio do preenchimento de um questionário on-line, com tempo estimado de 15 minutos, e está aberta a servidoras e servidores públicos federais. O prazo para envio das respostas é 10 de janeiro de 2026.
A pesquisa segue rigorosos padrões éticos: as respostas são estritamente confidenciais, não haverá identificação individual dos(as) participantes e os dados serão utilizados exclusivamente para fins de pesquisa institucional.
O acesso ao questionário está disponível aqui.
Para esclarecimentos adicionais, entre em contato pelo e-mail: survey.evidencias@ipea.gov.br.
*Com informações do Ipea.