Notícias
LIDERAGOV
Encontro da Liderança Carioca 2025 destaca transversalidade como chave para inovação na gestão pública
Realizado na última sexta-feira (5), evento reuniu lideranças municipais e federais para debater práticas colaborativas e lançar publicações que fortalecem a integração entre servidores e instituições públicas. O Encontro da Liderança Carioca 2025, iniciativa estratégica do Programa Líderes Cariocas, foi realizado na última sexta-feira, 5 de dezembro, no auditório do Banco Central, no Rio de Janeiro. O evento teve como objetivo criar um ambiente de criatividade coletiva e troca de experiências entre líderes públicos e especialistas, valorizando servidores de carreira e promovendo o fortalecimento da gestão pública municipal.
A edição deste ano teve como tema central “A Transversalidade como competência essencial para a gestão pública”, reconhecendo essa abordagem como um dos principais motores para a construção de soluções integradas, inovadoras e de alto impacto frente aos desafios complexos da cidade. Pela primeira vez, o encontro promoveu a integração entre lideranças municipais e federais, reunindo os programas Líderes Cariocas e LideraGOV em um mesmo espaço de diálogo e aprendizado. A iniciativa fortaleceu redes, ampliou perspectivas e evidenciou o papel da liderança pública na criação de valor para a sociedade.
O evento teve como destaques as participações do secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso, e do diretor de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas do Ministério, Eduardo Almas. Para José Celso Cardoso, a transversalidade representa um novo patamar de maturidade na gestão pública brasileira. “A capacidade de trabalhar de forma transversal é o que diferencia uma gestão burocrática de uma gestão verdadeiramente pública. Quando as lideranças se conectam e compartilham conhecimento, o Estado se torna mais inteligente e mais capaz de responder aos desafios da sociedade”, afirmou o secretário.
Eduardo Almas destacou a importância de programas como o Líderes Cariocas e o LideraGOV para consolidar essa visão integrada. “A transversalidade é uma competência que se constrói no coletivo. Ao reunir lideranças de diferentes esferas e órgãos, criamos uma rede viva de aprendizagem e colaboração, que fortalece as carreiras e gera resultados concretos para os cidadãos”, ressaltou o diretor.
O encontro apresentou o conceito dos Grupos Transversais de Trabalho (GTTs), metodologia que integra lideranças de diferentes órgãos para criar soluções conjuntas aos desafios urbanos. Além disso, foram compartilhados os resultados de estudos sobre Análise de Redes e Indicadores de Networking dos programas, demonstrando a importância das conexões formadas entre os participantes. Durante o evento, foram lançados os livros “Vozes Negras no Serviço Público” e “Grupos Transversais de Trabalho (GTTs)”, que refletem o compromisso com a transversalidade, a diversidade e o desenvolvimento de lideranças no setor público.
Desenvolvido pelo MGI, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o LideraGOV é um Programa voltado ao desenvolvimento de lideranças estratégicas no governo federal. Em sua quarta e quinta edição, teve apoio do Ministério da Igualdade Racial (MIR). Uma das principais características do LideraGov é o compromisso com a diversidade, formando lideranças mais representativas da sociedade brasileira e preparadas para enfrentar os grandes desafios da gestão pública e contribuir para a transformação do país.