Notícias
EMPREENDEDORISMO
Ciências Comportamentais em políticas públicas para o empreendedorismo guiaram evento promovido pelo Sebrae com o apoio da Gestão
As ciências que estudam o comportamento do ser humano diante de um processo de decisão foram amplamente exploradas durante a 1ª Maratona de Ciências Comportamentais em Políticas Públicas para o Empreendedorismo, que terminou na última sexta-feira (15/8). O evento foi promovido pelo Sebrae com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A maratona reuniu cem pessoas de diferentes expertises e áreas, como gestão e políticas públicas, inovação, empreendedorismo social e micro e pequenos negócios, para a busca de solução de desafios capazes de alavancar os negócios de microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE).
Durante o evento, realizado em formato on-line, os participantes foram divididos em oito equipes para a solução de dois desafios. O primeiro, destinado a MEIs e MPEs, foi o de participar do processo de contratação pública pela primeira vez. Já o segundo desafio foi o de planejar uma estratégia para a sustentabilidade de um negócio, focado em mulheres empreendedoras em favelas e comunidades urbanas.
Para a diretora de Inovação Governamental do MGI, Claudia Martinelli, uma das juradas na Maratona, foi surpreendente ver a potência criativa das equipes. “As soluções apresentadas ao final revelam a força de servidores e cidadãos como coautores de políticas públicas, e demonstram o potencial das ciências comportamentais para se reinventar a gestão com inovação, evidências e foco nas pessoas”, afirmou Martinelli.
A coordenadora-Geral de Inovação e Ciências Comportamentais do MGI, Marizaura Camões, considerou as soluções apresentadas bastante criativas e viáveis. “Percebemos alguns aspectos em comum entre elas, o que mostra convergência das necessidades dos empreendedores e empreendedoras identificadas ao longo das atividades. Para a próxima etapa do projeto, em que faremos os testes de algumas soluções propostas, provavelmente conseguiremos reunir as propostas de grupos distintos, aproveitando ao máximo o material desenvolvido. Assim, poderemos “misturar” as melhores estratégias de cada uma delas”, explicou a servidora.
Participante do evento, Gustavo Krüger, que é estudante de mestrado em Ciências do Comportamento, destacou que a maratona foi uma novidade interessante pela diversidade dos participantes e pela estrutura desenhada para o trabalho com ideias, incluindo etapas de validação com experts e usuários finais. “Ficou evidente o potencial da ciência comportamental para entendermos as barreiras que enfrentam os micros e pequenos empreendedores e para propor formas inovadoras de superá-las”, afirmou.
Premiação
Os grupos que conquistaram o 1º, 2º e 3º lugares na Maratona foram premiados. A premiação de cada uma das equipes foi anunciada no evento, após a avaliação dos jurados, e consistiu em vouchers para cursos e para compra de livros.
A equipe vencedora foi inscrita no desafio de compras públicas, que teve como foco a implantação de três estratégias que visavam oportunizar aos MEIs acesso mais simples à plataforma Contrata+Brasil, a fim de estimular a participação dos empreendedores em compras públicas. As melhores soluções seguirão para testagem. Se aprovadas, poderão ganhar escala e ser incorporadas a políticas públicas de empreendedorismo.
As Ciências Comportamentais são um campo interdisciplinar que estuda o comportamento humano e os processos de tomada de decisão, utilizando conhecimentos de diversas áreas como psicologia, sociologia, neurociência e economia. O objetivo é entender como fatores sociais, culturais, emocionais e cognitivos influenciam as ações e escolhas das pessoas.