Notícias
VALIDAÇÃO CADASTRAL
Mais de 70% dos agentes públicos federais realizaram a validação cadastral 2025; prazo termina nesta quarta-feira (30/4)
Servidores públicos, gestores de equipe, estagiários, aposentados e pensionistas da administração pública federal têm até a próxima quarta-feira, dia 30 de abril, para realizar a Validação Cadastral 2025. O procedimento deve ser feito exclusivamente pela plataforma SOUGOV.BR, disponível no aplicativo ou pelo site na internet. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos reforça a chamada para cerca de 268 mil pessoas que ainda não concluíram o procedimento.
Mais de 647 mil pessoas já realizaram o procedimento, o que corresponde a 70,71% do público total estimado. A participação tem sido significativa entre os agentes públicos ativos, com quase 400 mil validações, atingindo 81% desse grupo. Entre os gestores de equipe, 83%, quase 40 mil, já concluíram o processo. Também validaram seus dados 61% dos aposentados (150.358 pessoas), 44% dos pensionistas (55.146) e 43% dos estagiários (3.070).
Ainda faltam cerca de 268 mil pessoas para finalizar a validação, quase 30% do total. Os dados mostram que os públicos com menor adesão até o momento são pensionistas e estagiários. São aproximadamente 93,6 mil servidores ativos (19%), 7,6 mil gestores (16%), 93,7 mil aposentados (38%), 70,1 mil pensionistas (55%) e 4 mil estagiários (56%) que ainda precisam realizar o procedimento na plataforma SOUGOV.BR.
Sobre a validação cadastral
A Validação Cadastral é fundamental para garantir o acesso a serviços e benefícios, evitar fraudes e contribuir para uma gestão pública mais eficiente, baseada em dados atualizados e confiáveis. A atualização anual também reduz a carga de trabalho das unidades de gestão de pessoas e fortalece a transparência na administração pública.
As orientações estão disponíveis no portal do servidor:
Em caso de dúvidas, o usuário deve entrar em contato com a Unidade de Gestão de Pessoas do órgão ao qual está vinculado. O MGI reforça ainda que os agentes não forneçam dados pessoais por telefone, e-mails ou mensagens não oficiais, evitando tentativas de fraudes.