Notícias
CAPACITAÇÃO
Gestão promove oficina sobre gestão de praias para servidores de Vitória
Vitória é a terceira cidade brasileira a receber, em 2025, a realização da Oficina Estadual de Capacitação em Gestão de Praias do Projeto MPF Gerco, ação desenvolvida pelo Ministério Público Federal (MPF), Secretaria do Patrimônio da União (SPU) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e Ministério do Meio Ambiente e da Mudança Climática (MAA). O evento iniciou nesta terça-feira (08/04) e segue até esta quinta (10/04), na sede da SPU na capital do Espírito Santo.
A ação reúne representantes de órgãos públicos, gestores municipais, estaduais e federais, tendo como foco a gestão de praias e orlas. Ao longo deste ano, serão realizadas oficinas em 13 estados do litoral brasileiro. João Pessoa e Maceió foram as duas primeiras capitais a receberem as oficinas estaduais.
Ao longo dos três dias de evento, são debatidos temas como o Termo de Adesão à Gestão de Praias (TAGP); o Projeto Orla e o Plano de Gestão Integrada (PGI); a Bandeira Azul - Certificação Internacional de Praias; o licenciamento ambiental; ações judiciais, acordos e termos de ajustamento de conduta; fontes de recursos para a elaboração e implantação do Projeto Orla; turismo sustentável; mudanças climáticas e a gestão costeira e marinha; cidades sustentáveis; cidades verdes resilientes, entre outros assuntos.
Durante a solenidade de abertura, a diretora de Destinação de Imóveis da SPU, Cassandra Nunes, agradeceu a parceria com o MPF na realização das oficinas, ressaltando a complexidade que é garantir uma gestão verdadeiramente democrática nas praias do Brasil. A gestora destacou também a importância ambiental dos ecossistemas e a necessidade de uma maior participação dos municípios no processo de gestão compartilhada de orlas e praias no país.
“Que essa oficina forme pessoas entusiasmadas e zelosas para garantir um dos maiores bens que esse país tem, eu diria o espaço mais democrático. É para todos cidadãos e cidadãs brasileiros, para quem queira usufruir e, também, quem queira manter tão delicados ambientes que existem em toda essa extensão do nosso litoral”, afirmou Cassandra Nunes.
Segundo o coordenador-geral de Gestão de Territórios Costeiros e Marginais da SPU, André Nunes, o evento conta com boa participação de representantes municipais e instituições relacionadas à gestão de praias do estado do Espírito Santo. A participação tende a se intensificar durante os três dias de evento.
“O primeiro dia já foi simbólico do que serão nos três dias de Oficina. Muita participação dos municípios, penso que todos os 15 litorâneos se fizeram representar com equipes bem instruídas e participativas. Houve bons debates no primeiro dia e a tendência é que esse clima se mantenha nos próximos dias. É exatamente esse o propósito”, comentou André Nunes.
Transmissão online:
Além da parte presencial da oficina, os interessados também podem participar via internet por meio do Canal do Ministério Público Federal no YouTube. Os participantes terão direito a certificado com carga horária de 24 horas de atividades.