Notícias
CONCURSO NACIONAL
MGI e Enap participam da abertura dos cursos de formação da 2ª chamada do CPNU 1
Curso de formação das carreiras de EPPGG, ACE e ATPS teve início nesta quarta-feira (21/1), em Brasília. - Foto: Bell Vilanova/Enap
A cerimônia de abertura dos cursos de formação da 2ª chamada da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1), realizada nesta quarta-feira (21/1) na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), marcou o início da última fase do concurso para as carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Comércio Exterior (ACE) e Analista de Infraestrutura (AIE). A Enap também receberá, nas próximas semanas, os participantes dos cursos para os cargos de Analista em Tecnologia da Informação (ATI) e Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS).
Participaram da abertura o ministro substituto da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Cilair Abreu, a presidenta da Enap, Betânia Lemos, e o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Fernando Rosa.
Na abertura, o ministro substituto Cilair Abreu destacou que o curso é um momento decisivo para a trajetória profissional no serviço público, tanto pelo aprendizado quanto pela experiência coletiva entre os novos servidores. “O curso de formação vai além do aprendizado acadêmico. É um momento de construir relações, aprender a trabalhar coletivamente e manter o foco em resolver problemas reais, com impacto direto na vida das pessoas”, afirmou.
A presidenta da Enap, Betânia Lemos ressaltou que o curso de formação marca a transição entre a aprovação no concurso e a preparação para o exercício da função pública, com foco em valores e capacidades necessárias para o trabalho no Estado. “Este é um momento em que a gente precisa de pessoas preparadas, de pessoas com os valores democráticos, comprometidas com os direitos humanos, com a equidade, com a sustentabilidade, com a inclusão”, afirmou a presidenta da Enap.
Já o secretário-executivo do MDIC, Márcio Fernando Rosa, destacou a relevância do curso para a administração pública e para o início da trajetória profissional dos novos servidores. “Eu vim com todo o prazer, porque sei da relevância e da importância que é, não apenas para aquele que faz, mas para aqueles que recebem depois para a administração como um todo”, disse.
Para a nova Analista de Infraestrutura, Ingrid Albino, que participou da cerimônia de abertura e inicia nesta semana o curso de formação na Enap, a etapa representa uma oportunidade de ampliar a capacitação para atuar de forma qualificada no serviço público. “Minha expectativa é que eu consiga ter maior capacitação para atuar de forma contundente, diminuir um pouco as assimetrias sociais, reduzir as vulnerabilidades e fazer um trabalho coeso dentro do que se espera do governo”, afirmou. Ingrid também destacou o caráter transversal da carreira. “Eu encaro esse cargo como um dos cargos estratégicos do governo hoje, por ser uma carreira transversal”, completou.

- Participaram da abertura o ministro substituto do MGI, Cilair Abreu, a presidenta da Enap, Betânia Lemos, e o secretário-executivo do MDIC, Márcio Fernando Rosa. Foto: Bell Vilanova/Enap
Cursos de Formação
Os cursos de formação são uma etapa obrigatória para essas carreiras participantes do CPNU 1. Para ser aprovado no Curso de Formação, é preciso obter pelo menos 70% da pontuação total, no mínimo 60% em cada Eixo Programático e cumprir a frequência mínima de 75%. As aulas ocorrerão na modalidade presencial, de segunda a sexta, na sede da Enap, em Brasília/DF.
Os analistas de Comércio Exterior terão aulas de 21/01/2026 a 28/04/2026 e carga horária de 380h; já os analistas de Infraestrutura, de 21/01/2026 a 05/05/2026, com 440h; os especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental participam do curso de formação de 21/01/2026 a 26/05/2026, com 580h.
Para a carreira de Analista em Tecnologia da Informação, o curso de formação terá duas turmas, de 27/01/2026 a 12/05/2026 (Edital Específico nº 6) e de 24/02/2026 a 02/06/2026 (Edital Específico nº 8). Já na carreira de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), conta com turmas de 03/02/2026 a 19/05/2026 (Edital Específico nº 6) e de 24/02/2026 a 02/06/2026 (Edital Específico nº 8), todas com carga horária de 440h.
CPNU 1
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), iniciativa coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, é um modelo inovador de seleção de servidores públicos, ampliando o acesso da população às carreiras federais por meio de um processo seletivo nacional, padronizado e baseado em critérios objetivos. Foram 6.640 vagas para 21 órgãos e entidades na sua primeira edição, que foram acrescidas de mais 1.977 vagas adicionais, representando um reforço de 30% em relação ao contingente inicial.