Pesquisa de Provimento para o SUS
O Painel de Monitoramento e Acompanhamento de Pesquisas de Provimento para o SUS em Atenção Primária à Saúde é uma ferramenta interativa que apresenta um diagnóstico situacional de pesquisas fomentadas pelo Ministério da Saúde (MS), permitindo a visualização de títulos de estudos, instituições executoras, percentual de execução, status, áreas temáticas e produtos gerados, como artigos, resumos, webinários e notícias. A interface inclui, ainda, uma nuvem de palavras sobre o mapa do Brasil, sintetizando os principais conteúdos temáticos dos estudos cadastrados.
Seu objetivo é fortalecer a gestão do conhecimento e o monitoramento de evidências científicas voltadas ao provimento de profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS), qualificando políticas públicas com base em evidências.
O painel é organizado em cinco seções principais:
- Pesquisas Fomentadas: apresenta os estudos com apoio institucional da CGPLAD, com filtros por status, área temática e instituição executora
- Acompanhamento: permite o monitoramento do progresso das pesquisas por etapa, incluindo objetivos e resumos
- Produção Científica: reúne os produtos derivados dos estudos com links para plataformas externas
- Pesquisas Cadastradas: mapeia estudos independentes sobre provimento no SUS, ampliando a visão territorial e institucional das iniciativas em curso
- Cadastro de Pesquisa: espaço colaborativo que permite a pesquisadores não fomentados integrarem a rede, registrando seus estudos
Além de promover a sistematização e divulgação de achados científicos, o painel favorece a criação da Rede de Pesquisadores sobre o Provimento de Profissionais no SUS, conectando especialistas, compartilhando bases de dados e metodologias, incentivando coautorias, parcerias em novos projetos e consultorias técnicas. A área colaborativa do painel amplia a possibilidade de integração entre pesquisadores, mesmo aqueles sem financiamento direto da Pasta, fortalecendo a produção de evidências científicas colaborativas.
Ao ampliar a transparência, qualificar a gestão pública e valorizar o conhecimento científico como ferramenta de planejamento e tomada de decisão, o Painel de Monitoramento consolida-se como uma iniciativa estratégica para o aprimoramento das ações voltadas ao provimento de profissionais na Atenção Primária à Saúde.
A ferramenta foi desenvolvida pela Coordenação-Geral de Planejamento, Avaliação e Dimensionamento de Profissionais da APS (CGPLAD/SAPS), no contexto do Programa Mais Médicos para o Brasil.