Cadastro Nacional de Especialistas
O Cadastro Nacional de Especialistas (CNE) é uma plataforma criada pelo Ministério da Saúde para reunir e organizar informações sobre os profissionais especialistas que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e em outros serviços de saúde no Brasil.
Com esse plataforma, será possível saber quantos especialistas existem, onde estão localizados (por estado, município ou região) e em quais estabelecimentos atuam. Além disso, o CNE também mostra a área de especialização de cada profissional, como pediatria, geriatria, oftalmologia, ortopedia, entre outras.
Objetivo
Dar mais transparência sobre a distribuição dos profissionais de saúde no país e subsidiar a criação de políticas públicas de saúde, como a formação de novos profissionais, a oferta de vagas de especialização e o provimento de especialistas para as regiões que mais precisam.
Além disso, a população poderá acessar as informações disponíveis no CNE para conhecer as especialidades dos profissionais que atuam nas unidades mais próximas à sua casa.
O cadastro utiliza várias fontes como:
- Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES);
- Conselho Federal de Medicina (CFM);
- Associação Médica Brasileira (AMB).
Nesse primeiro momento, serão disponibilizados os dados referentes a profissionais da medicina. Mas já está em andamento a inclusão de informações sobre outras áreas da saúde, por meio de parcerias com conselhos e entidades profissionais.
O CNE chega para unificar todas essas bases de informações em um só lugar, tornando o acesso mais fácil para gestores, profissionais e cidadãos.
Com esse cadastro, espera-se melhorar o planejamento da formação médica no país, ajudando a reduzir desigualdades entre as regiões e incentivando a formação em áreas de maior escassez.