Rede Nacional de Dados em Saúde - RNDS
A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é a plataforma nacional de interoperabilidade (troca de dados) em saúde, instituída pela Portaria GM/MS nº 1.434, de 28 de maio de 2020. A RNDS, além de ser um projeto estruturante do Conecte SUS, é um programa do Governo Federal voltado para a transformação digital da saúde no Brasil e tem o objetivo de promover a troca de informações entre os pontos da Rede de Atenção à Saúde, permitindo a transição e continuidade do cuidado nos setores públicos e privados.
“Até 2028, a RNDS estará estabelecida e reconhecida como a plataforma digital de inovação, informação e serviços de saúde para todo o Brasil, em benefício de usuários, cidadãos, pacientes, comunidades, gestores, profissionais e organizações de saúde”.
Ao longo de sua evolução, a RNDS está se constituindo como uma plataforma informacional de alta disponibilidade, segura e flexível, de forma a favorecer o uso ético dos dados de saúde. Além disso, o tratamento dos dados coletados pela plataforma possibilita a inovação, a pesquisa e o surgimento de novos serviços que resultem em benefícios para a população e para o Brasil.
A RNDS é uma iniciativa do Departamento de Informática do SUS (Datasus), da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (SE/MS), e teve como base importantes diretrizes, sendo elas: a Política Nacional de Informática e Informações em Saúde (PNIIS, 2021), a Estratégia da e-Saúde (CIT,2017), o Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação de Saúde Digital para o Brasil (PAM&A,2019) e a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28). Saiba mais sobre as ações da Estratégia e-Saúde para o Brasil.
O projeto da RNDS, inicialmente, contava com a realização de uma fase piloto no estado de Alagoas, prevista para ser iniciada em novembro de 2019. Nesse mesmo período, iniciou-se a pandemia do novo coronavírus e o projeto também foi reorientado para receber e compartilhar informações que pudessem auxiliar no controle da situação de emergência da saúde pública, como disponibilização de resultados de exames Covid-19 e posteriormente, a Carteira e Certificado Nacional de vacinação de Covid-19. Conheça as ações da RNDS na transformação digital e o Relatório Final do Projeto Piloto Conecte SUS em Alagoas.