Aprendendo sobre plantas medicinais e fitoterápicos
A Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) tem como objetivo garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional.
Dentre as 17 diretrizes dessa Política, duas estão relacionadas à capacitação de recursos humanos. Sendo:
- Promover a formação técnico-científica e a capacitação no setor de plantas medicinais e fitoterápicos;
- Incentivar a formação e a capacitação de recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisas, tecnologias e inovação em plantas medicinais e fitoterápicos.
Em celebração aos 15 anos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF), completos em 2021, foi elaborado um Catálogo da Exposição 15 anos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
Para atender o objetivo e diretrizes da PNPMF, o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) do Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz-Brasília, vem ofertando cursos de capacitação para profissionais de saúde em plantas medicinais e fitoterápicos. Além dos cursos, este Ministério realiza também webinários e cartilha de orientação ao prescritor.
Harmonizando conceitos
O curso "Atualização em Fitoterapia: Harmonizando Conceitos" objetiva atender às diretrizes e às ações relacionadas a capacitação de recursos humanos da Política e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) e da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), com o intuito de sensibilizar os profissionais de saúde do SUS para a importância política, econômica e social da Fitoterapia/Plantas medicinais e Fitoterápicos, no contexto do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF).
O curso, com nove ofertas concluídas, já proporcionou capacitação a 11.033 profissionais da área da saúde.
As inscrições para a 10ª oferta estão abertas até o dia 04/11/2025
Aspectos Farmacêuticos
O curso “Atualização em Fitoterapia: Aspectos farmacêuticos e fitoquímicos” tem uma carga horária de 90 horas, na modalidade de ensino à distância (EaD), com tutoria e ofertado para farmacêuticos, com vistas a capacitar esses profissionais para compreender melhor a fitoquímica dos fitoterápicos, auxiliando na compreensão da farmacologia e no manejo de problemas de saúde autolimitados, no âmbito da Atenção Primária em Saúde e, com foco nos fitoterápicos que compõem a lista da Rename, do Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira - 2° Edição, e do Memento Fitoterápico. O curso, com uma oferta concluída, já proporcionou capacitação a 324 farmacêuticos.
Para a 2ª oferta do curso foram disponibilizadas 2.000 vagas, e a sua execução decorrerá até o dia 31/01/2026
Aspectos Clínicos
O curso “Atualização em Fitoterapia: Aspectos Clínicos”, nível aperfeiçoamento, tem carga horária de 180 horas, na modalidade de ensino à distância (EaD), com tutoria e ofertado para:
- Médicos;
- Enfermeiros; e
- Farmacêuticos.
O curso visa preencher lacunas formativas, oferecendo uma capacitação para o manejo clínico, seguro e baseado em evidências dos fitoterápicos na prática assistencial.
O curso, com uma oferta concluída, já proporcionou a capacitação de 402 médicos, enfermeiros e farmacêuticos.
Capacitação em Farmácias Vivas
Formação Modular Avançada
Em 2024, o Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e a Farmácia Viva da Natureza (Jardinópolis/SP), promoveu um curso de Formação Modular Avançada em Farmácia Viva.
Com um total de 28 horas, o curso abordou os seguintes módulos:
- Módulo 1 – Cultivo e Multiplicação de Plantas Medicinais
- Módulo 2 – Colheita e Beneficiamento de Plantas Medicinais
- Módulo 3 – Preparação de Fitoterápicos
- Módulo 4 – Controle de Qualidade
Foram convidadas Secretarias de Saúde com projetos apoiados pelo Ministério da Saúde. No total, 19 trabalhadores de diferentes áreas da farmácia viva, concluíram a formação.
Da Semente ao Paciente
Em 2025, o Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e a Farmácia Viva da Natureza (Jardinópolis/SP), promoveu o curso “Da Semente ao Paciente”.
Com um total de 40 horas, o curso abordou os seguintes módulos:
- Módulo 1 – Introdução em multiplicação e plantio de plantas medicinais
- Módulo 2 – Introdução em colheita e processamento de plantas medicinais
- Módulo 3 – Preparações oficinais de fitoterápicos
- Módulo 4 – Controle de qualidade em farmácia viva
Foram convidadas Secretarias de Saúde com projetos apoiados pelo Ministério da Saúde. No total, 22 trabalhadores de diferentes áreas da farmácia viva, concluíram a formação.
Webinários
Webinário ou webinar é um seminário on line. Mas, além disso, os webinários podem ser espaços virtuais de palestras, conferências e outras apresentações.
O termo “webinar” é uma abreviação para “web-based-seminar”, que, traduzido para o português, significa “seminário feito na internet”.
Os webinários, geralmente, são conduzidos ao vivo, o que permite interação em tempo real entre os apresentadores e o público através de chat, perguntas e respostas, pesquisas, entre outras ferramentas. A capacidade de participar remotamente e interagir torna os webinários uma maneira eficaz de educar e engajar pessoas em todo o mundo, sem a necessidade de estarem fisicamente presentes no mesmo local. Os mesmos podem ser gravados e disponibilizados posteriormente para visualização sob demanda, ampliando ainda mais o alcance e a acessibilidade do conteúdo apresentado.
Abaixo estão listados os webinários já realizados pelo DAF, com a temática “plantas medicinais e fitoterápicos”: