Quem é Quem SB Brasil
- Ministério da Saúde e Universidade Federal de Minas Gerais: no levantamento SB Brasil 2020, com execução em 2021, o Ministério da Saúde e a UFMG atuam na coordenação nacional, sendo a federal mineira a instituição executora, responsável pela construção do projeto e desenvolvimento dos processos.
- Equipe de apoio: grupo de professores universitários que assessoram diretamente a UFMG nas tomadas de decisão relacionadas ao projeto SB BRASIL 2020 (2021).
- Comitê Assessor: Grupo de professores universitários que assessoram as tomadas de decisão relacionado ao projeto SB BRASIL 2020 (2021).
- Referências no tema: grupo compostos por especialistas em estudos como o SB Brasil, que darão suporte diretamente às coordenações estaduais e municipais em questões técnico-científicas
- Conselhos regionais e federais de Odontologia (CRO/CFO): suporte logístico para realização do exame, além de apoio na comunicação do projeto
- Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS/COSEMS): suporte logístico para realização do exame, além de apoio na comunicação do projeto
- Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS): suporte logístico para realização do exame, além de apoio na comunicação do projeto
- Coordenação Estadual: responsável por descentralizar as informações derivadas do Ministério da Saúde e da UFMG, facilitando o acesso aos municípios. Também cabe à essa coordenação prestar suporte para concretização do levantamento.
- Coordenação Municipal: responsável por indicar a equipe de campo, armazenar os insumos, colaborar com a logística do exame e realizar comunicação à população local.
Inovação
O SB Brasil inova em relação aos levantamentos anteriores ao utilizar ferramentas digitais no treinamento da equipe de campo, o que reduz a necessidade de deslocamentos presenciais para a realização da pesquisa. A novidade tem perspectiva de racionalizar e otimizar recursos educacionais e financeiros. O material desenvolvido ficará disponível para uso e apoio aos municípios e estados que desejem realizar suas próprias pesquisas.
Equipe de campo
Os profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS) têm papel fundamental na composição das equipes de campo, por meio de indicação do gestor local. Ao todo serão disponibilizadas 2.544 vagas nacionalmente, divididas em três frentes: Examinador, Anotador e Arrolador. Para definir essa equipe é necessário que gestores locais acessem o site e-Gestor AB, no espaço Equipes SB Brasil, e indiquem profissionais cadastrados nas atribuições relacionadas a seguir:
- Examinador: cirurgião dentista, preferencialmente de equipe da Atenção Primária à Saúde (APS), que tenha realizado os exames bucais e coletado as informações dos questionários que fazem parte da pesquisa.
- Anotador: profissional de equipes de Saúde Bucal da APS, preferencialmente técnico ou auxiliar de Saúde Bucal, que atue nessas equipes. Função: anotar as informações do exame e outras relativas ao levantamento, e cuidar do descarte e armazenamento dos materiais.
- Arrolador: agente de endemias comunitário de saúde, ou outro profissional da APS, que conheça o território. A principal atribuição destes profissionais é a busca ativa por domicílios nos setores censitários, que reúnam pessoas nas faixas etárias definidas pelo SB Brasil 2020 (2021). Função: percorrer os territórios dos setores censitários, identificar previamente pessoas com perfis de participação da pesquisa nos seus respectivos domicílios.