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Processos

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ProQuali - Processos

O Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade da Atividade de Auditoria Interna - ProQuali visa assegurar a excelência e a confiabilidade das auditorias internas. Os processos de Avaliação Contínua da Qualidade, Avaliações Periódicas de Qualidade e o Mapa de Valor do ProQuali, detalha as ferramentas e metodologias utilizadas para monitorar e aprimorar cada etapa das auditorias. Esses mecanismos garantem que as auditorias sejam conduzidas de acordo com os padrões estabelecidos, agregando valor à gestão e governança do SUS.

A iniciativa vai impactar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população brasileira. 



Avaliação Contínua da Qualidade

A Avaliação Contínua da Qualidade é um processo permanente que verifica a qualidade dos trabalhos de auditoria enquanto eles estão sendo feitos. Isso inclui auditorias de conformidade e de desempenho. O objetivo é garantir que cada auditoria seja feita corretamente e com qualidade.

Para isso, o ProQuali usa várias ferramentas:

  • Checklist da coordenação de equipe;
  • Checklist da supervisão;
  • Questionário de autoavaliação do auditor;
  • Questionário de Avaliação da Unidade Auditada;
  • Questionário de Avaliação da Alta Administração;
  • Indicadores-Chave de Desempenho.

Essas ferramentas ajudam a garantir que todas as etapas da auditoria sejam revisadas de maneira adequada e oportuna, assegurando a qualidade e a confiabilidade do trabalho da auditoria.




Avaliações Periódicas de Qualidade

As Avaliações Periódicas de Qualidade fornecem uma análise completa da função de auditoria para garantir que o DenaSUS esteja em conformidade com os padrões estabelecidos e que os trabalhos sigam a metodologia de auditoria. Essas avaliações também analisam o valor que a auditoria interna agrega à gestão e governança do SUS, identificando boas práticas e áreas que precisam de melhorias.

Nas Avaliações Periódicas, são verificados:

  • A existência de procedimentos documentados que estejam em conformidade com os padrões internos e normas, orientando a equipe de auditoria;
  • A conformidade dos trabalhos de auditoria com essas práticas e procedimentos em todas as fases da auditoria;
  • A qualidade do monitoramento contínuo e da supervisão dos trabalhos de auditoria;
  • Se o DenaSUS atua em linha com o conceito de auditoria interna, o Código de Ética e os padrões aplicáveis;
  • O quanto a função de auditoria interna apoia o alcance dos objetivos estabelecidos pelo Ministério da Saúde;
  • O atingimento dos principais indicadores de desempenho;
  • O nível de cumprimento das expectativas das partes interessadas.

Essas avaliações ajudam a garantir a qualidade e a confiabilidade das auditorias, promovendo melhorias contínuas.

Mapa de Valor


O Mapa de Fluxo de Valor (MFV), ou Value Stream Mapping (VSM), é uma ferramenta visual que ajuda a analisar e melhorar processos. Ele mostra o fluxo completo de um produto ou serviço, desde a origem até o cliente final, mapeando todas as etapas e atividades envolvidas.

O mapa de valor do ProQuali inclui a avaliação da qualidade da atividade de auditoria, que envolve:

  1. Avaliação interna: dividida em avaliação contínua e avaliação periódica.
  2. Avaliação externa: realizada por um agente ou instituição externa.

Esse mapeamento garante que todas as etapas da auditoria sejam revisadas e melhoradas continuamente.

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