Notícias
NOTA À IMPRENSA
Ministério da Saúde adota medidas emergenciais e instaura sala de situação após incêndio em sede do DSEI Guamá-Tocantins
O Ministério da Saúde adotou uma série de medidas emergenciais para mitigar os danos causados pelo incêndio que atingiu, na noite dessa terça-feira (14/10), a parte térrea da sede administrativa do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Guamá-Tocantins.
Logo após o incidente, foi instaurada Sala de Situação, em conjunto com a equipe do Distrito, para coordenar as ações e garantir que o atendimento aos povos indígenas não seja interrompido.
Equipe técnica da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) será enviada ao local para acompanhar a perícia, prevista para esta sexta-feira (17/10), que irá avaliar a extensão dos danos materiais e estruturais do prédio. Paralelamente, o Ministério da Saúde articula com instituições parceiras a disponibilização de um espaço provisório para o funcionamento dos principais setores administrativos do DSEI.
Também está sendo formalizada uma ata de descentralização direta, com o objetivo de assegurar o abastecimento contínuo de insumos e medicamentos aos polos-base e aldeias vinculadas ao Distrito.
O Ministério da Saúde reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos povos indígenas e segue empenhado em restabelecer, o quanto antes, as condições plenas de funcionamento do DSEI Guamá-Tocantins.
Leidiane Souza
Ministério da Saúde