Atendimento presencial
A Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde - OuvSUS garante o direito ao sigilo e ao anonimato sempre que o cidadão assim o desejar, o que é fundamental para encorajar o interessado a buscar seus direitos, formular seus pedidos, requerer informações, apresentar reclamações e denúncias.
Além dos canais disponibilizados, a OuvSUS recebe correspondências e atende presencialmente:
- Carta: deve ser enviada para o endereço do Ministério da Saúde, Esplanada dos Ministérios – Bloco G Térreo – Edifício Sede – CEP: 70.058-900 – Brasília/DF;
- Atendimento presencial: no mesmo endereço citado, exclusivamente em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13h e das 14 às 17h.
É importante que todo cidadão saiba que a OuvSUS atua na perspectiva da participação social procurando a melhoria dos serviços de saúde. Esse trabalho tem mais condições de atingir seus objetivos se a Ouvidoria estiver próxima do cidadão e da gestão do serviço. Dessa forma é possível mediar os eventuais conflitos existentes entre eles e levar ao gestor o olhar do usuário do Sistema Único de Saúde - SUS.